RJ-106 | FOTO: rj.gov.br 
O governo do estado do Rio já começou os estudos para a viabilização das obras do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) no trecho Manilha - Niterói, pela RJ-104, da linha 3 do metrô, que, caso um dia saia do papel, ligará Niterói à São Gonçalo, pela antiga linha férrea e com a duplicação da RJ-106, que passa por Maricá, onde o governo do estado também prevê implementar o BRT na via. Os estudos devem ser encerrados em setembro, para logo ser enviado ao governo federal.

De acordo com o secretário de estado de transportes, Carlos Roberto Osório, o andamento dos estudos e projetos depende da disponibilização de recursos para que se possam fazer as devidas licitações.

"Se o ministério das cidades garantir a disponibilização de recursos para esse projeto conseguiremos concluir o projeto e definitivo e ir para a licitação. Sem apoio financeiro do governo [federal] não existe viabilidade econômica para a implantação. Mas temos confiança na palavra do ministro [das cidades, Gilberto Kassab] e o trabalho do governador junto à presidente da república." Comentou o secretário Osório.

Osório também falou sobre a duplicação da RJ-106, importante para melhorar a mobilidade urbana para quem faz a travessia Niterói - Maricá. O secretário informou que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já tem projeto para isso.

"Primeiro temos que equacionar a capacidade financeira de investimento para levar adiante a obra. A duplicação vai ficar para depois mas reconheço a importância para quem usa essa via”, reforçou. A intenção da secretaria permanece a mesma com o BRT na RJ-106 ligando Maricá a São Gonçalo e da RJ-104, ligando São Gonçalo ao Centro de Niterói.

Fonte/texto: A tribuna