As mulheres a cada dia mais vem ganhando lugar no meio político. Em São Gonçalo não é diferente, assim como Niterói. Elas vem realizando grandes trabalhos. 

ANA CRISTINA
A secretária Ana Cristina, de desenvolvimento social, Habitação, Infância e Adolescência de São Gonçalo, vem realizando à frente da pasta, um excelente trabalho. Nos últimos anos, São Gonçalo já deu casa própria a várias pessoas, com o programa federal 'minha casa, minha vida'. A secretaria também já construiu um abrigo para meninas, em uma casa, localizada no Jardim Catarina. 

Um dos mais importantes da secretaria, também são os polos de qualificação profissional, espalhado por bairros da cidade, que qualifica várias pessoas, para que possam ter seu emprego próprio, com o que aprenderam com professores qualificados. Nos polos, são oferecidos diversos cursos, como artesanatos em EVA, cabeleireiro, canto e violão, capitonê, compotas, confeiteiro, corte e costura, decoupagem, depilação, desenho artístico, doces finos, entrelaçados em fitas, escultura em frutas e legumes, informática, inglês, limpeza de pele, manicure, noções básicas de massagem, pintura em tecido, refrigeração, salgados, panificação e maquiagem. 

A secretaria também já realizou capacitação para conselheiros tutelas da cidade, com palestras e reunião da 'rede acolher', do programa social da cidade 'família acolhedora', um dos programas destaques da cidade.  

LUCIANA ABREU
A subsecretária presidente da fundação de parques e jardins de São Gonçalo, Luciana Abreu, vem realizando um excelente trabalho na fundação. A secretaria também é responsável pelo paisagismo das orbas da prefeitura. Um dos últimos notórios trabalhos, é a restauração da rua da feira, no bairro Alcântara, que receberá um grande e belo paisagismo, assim como as obras que vão dar ao bairro Vila Lage, uma grande área de lazer. A secretaria também realiza excelentes obras de paisagismo, com pintura e jardinagem também em acadêmias da cidade, obras de escolas e unidades de saúde, que ganham uma bela pintura e belos jardins. O prefeito Neilton Mulim, elogio a estrutura e as obras da escola municipal Zeyr de Souza Porto, no Anaia.

ROSELI CONSTANTINO
Secretária de administração, é destaque e faz parte do alto escalão no governo. Já houveram rumos que ela ou o secretário de governo, poderiam, um dos dois, ser o sucessor do atual prefeito, Neilton Mulim, mas era um boato. À frente da secretaria vem realizando excelentes trabalhos, como o projeto da secretaria de administração que qualificou mais de 200 funcionários em três módulos do Projeto oferecido pela SEMAD; Gestão de contratos administrativos, Licitação e contratos administrativos e Improbidade Administrativa. 

Uma das últimas ações da secretária, foi a inauguração do Núcleo de Família da Regional de Alcântara da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Ela esteve representando o prefeito Neilton. Na oportunidade, a secretária disse "O "O governo Neilton Mulim tem como uma das suas preocupações o atendimento humanizado. E é isso que a nova sede da defensoria irá proporcionar aos cidadãos gonçalenses. Acredito que a proximidade entre o Núcleo de Família e o Fórum também dará mais agilidade na resolução das causas da população". 

VERÔNICA LIMA
Verônica Lima, secretária de assistência social e direitos humanos da prefeitura de Niterói, vem cumprindo com o seu trabalho. A secretaria já realizou diversos serviços na cidade. Recentemente, inaugurou o abrigo para homens de rua da cidade, com 26 vagas, que funciona no centro da cidade. Uma das mais recentes ações, foi a 2º ação cidadã do ano, que levou vários serviços sociais a mais de 400 pessoas em Piratininga. 

Também inaugurou no Largo da Batalha, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) o  equipamento da foi estruturado para atender a casos de violação de direitos e de proteção especial das regiões Leste, Oceânica e de Pendotiba.

VANELI CHAVES
Secretária de educação de São Gonçalo, Vaneli Chaves, vem tendo a frente da pasta, um grande e difícil trabalho. Recentemente, os professores municipais da cidade estão buscando junto a prefeitura melhorias na realização dos seus trabalhos, e já realizaram algumas greves. Denúncias também mostraram que, no inicio do ano, havia falta de merenda em algumas escolas municipais da cidade.

O que mais queimou a imagem da secretaria de educação e o governo Mulim, foi as denúncias de falta de alimentos nas escolas, mas quando os vereadores da comissão de educação da câmara municipal foram vistoriar as escolas, constataram que, pelo menos em duas escolas, não havia falta de alimentos. Mesmo assim, alguns vereadores ainda dizem que ainda há falta de merenda. O vereador Alexandre Gomes já apresentou até documentos do conselho responsável, que estão assinados pelas diretorias da unidades. 

A secretaria de educação, vem realizando importantes trabalhos na cidade, como o projeto “Craque do Amanhã, uma parceria da secretaria com o Ampla. O projeto fica localizado no bairro Arsenal. A prefeitura, através da secretaria, promove palestras de orientação educacional. O programa 'De Olho no' Futuro oferece curso preparatório intensivo para concursos em escolas técnicas e militares. Através do curso, os alunos da rede municipal de ensino têm a oportunidade de se preparar melhor para prestar concursos em escolas militares e técnicas não somente como a Faetec, mas também como o Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo (Nata). 

A secretaria também já realizou reunião do projeto 'reforço escolar', com professores de diversas escolas do município, para ouvir os relatos dos professores e avaliar o trabalho feito pelos professores que lecionam para crianças em situação de acolhimento.

Recentemente, a secretaria de educação inaugurou no Anaia, a escola municipal prefeito Zeyr de Souza Porto, a primeira do bairro. 

As escolas da rede pública municipal de São Gonçalo contam com mais nutricionistas e há maior supervisão na qualidade da merenda oferecida aos alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Esses foram os avanços verificados pela coordenação da 4ª Região do Conselho Regional de Nutricionistas do Rio de Janeiro, na primeira reunião com a nova gestão da secretaria de Educação, tendo à frente a professora Vaneli Chaves.