Já foram concluídos os primeiros 250 metros da macrodrenagem que a Prefeitura Municipal de Niterói, através da Empresa Municipal de Moradia, Urbanismo e Saneamento (Emusa), iniciou há um mês na Avenida Conselheiro Paulo de Melo Kalle, também conhecida como Avenida 6, no Cafubá, Região Oceânica de Niterói. Especificamente nesta sexta-feira (31/08) a rede subterrânea de drenagem deve chegar à rotatória do Cafubá.
macrodrenagemCom aproximadamente 890 metros de extensão, a via é um dos principais acessos ao bairro, aonde há dois meses foram iniciadas obras de drenagem e pavimentação do programa municipal Bairro Melhor. Cerca de 125  aduelas (estruturas de concreto armado colocadas na rede subterrânea para a passagem do fluxo de águas pluviais) já foram instaladas e a expectativa até o fim da obra é que sejam colocadas mais 250.
De acordo com o prefeito Rodrigo Neves (PT), este tipo de obra beneficiará também as ruas paralelas, pois com a rede o fluxo da água da chuva correrá direto para a lagoa de Piratininga. “Com a macrodrenagem quando chover não vai mais ocorrer enchentes nem a permanência de áreas alagadas tanto nela quanto nas vias paralelas”, explicou.

As obras de drenagem e pavimentação no bairro Cafubá também ocorrem em outras ruas, já tendo sido totalmente concluídas (com pavimentação) três vias ( Rua das Gaivotas, Ozíris Pitanga e metade da Rua Dr. Francelino Barcellos (antiga Avenida 11). Além dessas, outras 20 ruas receberão obras de revitalização do Programa Bairro Melhor, com investimentos de R$35 milhões. Em todas as ruas estão sendo feitas galerias de esgoto e águas pluviais, além de meio-fios e calçadas e a pavimentação.

“Essa região espera há décadas por essas obras. E o governo municipal está atendendo ao anseio da população e cumprindo uma promessa de campanha. Os moradores daqui merecem e não vão mais precisar colocar sacos plásticos nos pés para sair de casa”, disse o prefeito Rodrigo Neves. 

Ainda de acordo com ele, a meta do governo é realizar obras de drenagem e pavimentação em toda a RO até o fim de 2016 com recursos próprios e em parcerias com os governos estadual, federal e de financiamentos de instituições internacionais. Nos últimos dois anos, cerca de 80 de ruas nos bairros de Itaipu,  Piratininga e Camboinhas receberam obras drenagem e pavimentação. 

Fonte: http://www.niteroi.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3240:2015-07-31-19-06-20