Vereador Amarildo Aguiar | Foto: Tv Câmara de São Gonçalo -
TV WIN 
Ontem, dia 09/10, em discurso à tribuna da câmara de vereadores de São Gonçalo, o vereador Amarildo Aguiar, do PV - acusado de fraudar R$ 9 milhões do SUS - falou sobre a acusação e disse que o que falou é para esclarecer algumas dúvidas da população. 

TEXTO LIDO PELO CARO VEREADOR:

"Aconteceram alguns fatos que marcaram a minha vida. Fui surpreendido por uma decisão judicial que me subtraiu de forma constrangedora e ilegal de minha liberdade, por isso senhoras e senhores, colegas vereadores, fui apanhado por essas armadilhas da vida, em uma investigação policial onde jamais fui ouvido para dar explicações, estou sendo acusado de forma injusta de crimes que absolutamente não cometi, defenderei minhas ideias mantendo o compromisso que assumi com o povo gonçalense. Não fraquejarei. Lutarei com todas as minhas forças e com a ajuda de deus para reparar os danos causados por essas injustiças. Agradeço a essa casa pelos compreensão e atendimento aos ditames da constituição federal. Está consagrada na nossa carta magna que ninguém deverá considerado culpado sem uma sentença condenatória definitiva. Prevalece assim senhores o principio da presunção de inocência. Tenho sido atacado por alguns veículos de comunicação e entendo que o papel da imprensa, aliás, gostaria de salientar que defendo de forma categórica a liberdade de expressão e pensamento, entretanto, com seu caráter informativo, muitas vezes existem desinformação. As matérias até agora veiculadas tem partido de adversários políticos que prestam informações inverídicas para os respeitáveis órgãos de informação, que por sua vez, desinformação a população. Fui eleito vereador por uma respeitável parcela da população dessa cidade, que me honrou com seu voto e sua confiança."

[...]

Logo depois, o vereador disse: "Esse caso que iniciou com inquérito em 2005, estamos hoje em 2015, esse inquérito que se transformou em processo que culminou com minha prisão, eu até hoje não tive a chance de prestar declarações em juízo."

[...] 

Assim que eu prestar o meu depoimento à justiça, eu vou tirar uma cópia, e a cópia vou trazer para ler a todos que nos assistem na plateia, meus colegas vereadores e a todos da TV Win (Responsável pela exibição da TV CÂMARA DE SÃO GONÇALO). Aí sim, com a minha declaração na justiça, eu prometo que vou estremecer São Gonçalo, dando nomes aos bois. 

Logo após, o vereador parabenizou e agradeceu a confiança do prefeito Neilton Mulim e sua equipe administrativa, assim como todos os vereadores desse mandato. O vereador ainda disse que quando for chamado em juízo, vai levar  cópia à tribuna, "aí sim, as coisas vão estremecer". 

No dia 09/10, o vereador Amarildo Aguiar foi o único a falar à tribuna.