O secretário estadual de Transporte, Carlos Osório, se reuniu, ontem, com o deputado estadual Rafael do Gordo (PMDB), em São Gonçalo, a fim de discutir o projeto de implantação de BRT na RJ-104 como alternativa de melhoria à mobilidade urbana do município.

De acordo com Osório, a visita faz parte de recomendação do governador Luiz Fernando Pezão, que vê São Gonçalo como prioridade na Região Metropolitana. “Considerando as áreas de maior população no Estado, São Gonçalo é a única cidade que não conta com uma malha de transporte mais completa, sem trem ou barcas, por exemplo. Como o projeto da Linha 3 do Metrô depende do governo federal, a instância estadual está assumindo esse compromisso de aprimorar o transporte a curto prazo”, explicou.

O sistema vigente no Rio de Janeiro contemplaria, ainda, moradores dos municípios vizinhos Niterói, Maricá e Itaboraí, com um trajeto de Manilha até a Praça Araribóia, passando pela RJ-104, via sob responsabilidade do Governo do Estado. Segundo Osório, o projeto deve ser lançado, oficialmente, em 40 dias, e a expectativa é que a obra seja concluída em dois anos e meio.

Rafael do Gordo destacou o ganho da população, já que o tempo de percurso poderá ser reduzido em 50%. “Eu trabalho no Rio, sei bem o quanto é desgastante perder horas a caminho do trabalho ou da faculdade. Sabemos das dificuldades financeiras do Governo e, por isso, acreditamos que este seja o projeto ideal a receber investimentos”, finalizou. 

(Fonte: O São Gonçalo)