O Governo do Estado, por meio da secretaria de Educação, lançou, ontem, o programa de Educação Integral da rede de ensino estadual. A proposta terá a meta de atender a 258 escolas, em todo o estado, até 2018, beneficiando cerca de 98 mil alunos. O programa, já implantado em algumas escolas do Rio, e que conta com a parceria da iniciativa privada, busca associar o aprendizado das disciplinas tradicionais ao desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais como liderança, trabalho em equipe e capacidade de associar conhecimentos, entre outras competências educacionais.

“Queremos uma escola onde o jovem tenha as matérias necessárias da grade curricular e que complemente com atividades que desenvolvam habilidades importantes. Também penso que o foco deve estar no ensino profissionalizante, para que este adolescente saia do Ensino Médio com uma profissão e possa acessar o mercado de trabalho. Estamos no caminho”, afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

Para o secretário de Educação, Antonio Neto, o lançamento marca um novo passo para a transformação da educação básica no estado. “Este programa tem o desafio de desenvolver as competências do século 21, em horário integral, preferencialmente. Além disso, ele tem uma dimensão educacional com foco em línguas e no ensino profissionalizante. Queremos que o aluno de hoje possa desenvolver habilidades, como o pensamento crítico, o espírito colaborativo. Este modelo vai transformar efetivamente a escola porque ensina mais e desenvolve competências que serão fundamentais para o jovem do futuro”, explicou o secretário.

Fonte/texto: Eduhttp://www.osaogoncalo.com.br/politica/escolas-do-estado-terao-educacao-integral-ate-2018/#sthash.JdR9D23q.dpuf 
FOTOS: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=2567569