Na foto, um posto de saúde no bairro Arsenal. Infelizmente, abandonado
pelo poder público municipal. Que tal cuidarmos do que já temos, e
depois melhora-los? 
O vereador de São Gonçalo, Armando Marins (PR), apresentou, na noite da última terça-feira, à Câmara, projeto de lei que visa tornar obrigatório a implantação de aparelhos de raios-x nos postos de saúde de São Gonçalo. De acordo com o texto, além da aquisição das máquinas, a Secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo ainda ficaria responsável pela contratação de técnicos para operar os aparelhos.

O projeto de lei abre espaço para a contratação de empresas especializadas no serviço, caso o aluguel seja mais vantajoso do que a compra. Elas também fariam a manutenção e outros serviços. Os profissionais que operariam as máquinas poderiam ser contratados através de licitação pública ou por concurso público.

O vereador afirma que o objetivo do projeto é corrigir distorções no sistema de saúde. “Os cidadãos de baixa renda são, em grande parte, os usuários do sistema dos postos de saúde e gastam, em muitas ocasiões, seu pouco dinheiro para poder se locomover a uma unidade com serviços de raios-x. Isso causa transtornos em relação à locomoção e grande demora nas filas. Além disso, a população nem sempre tem condição de pagar exames deste porte”, explica Armando Marins.

As instituições teriam um prazo de 190 dias para implantação do sistema após a data de publicação. Os exames de raios-x são importantes para o diagnóstico de fraturas, tumores e distúrbios de crescimento e postura.

Fonte/texto: http://www.osaogoncalo.com.br/politica/vereador-pede-instalacao-de-raios-x-em-todos-postos-de-saude-da-cidade/#sthash.vOD4CUhL.dpuf (Jornal O São Gonçalo)