A MATÉRIA E A FOTO TEM COMO FONTE O JORNAL O FLUMINENSE

O projeto de restauração da Fazenda Colubandê, em São Gonçalo, já está pronto. No momento, está em andamento a etapa de licitação da obra de reforma, orçada em R$ 185 mil. Segundo o vereador Diego São Paio, o processo termina até o final desse mês.

De acordo com Diego, após diversas reuniões com a Secretaria Estadual de Cultura, a minuta de licitação para a reforma do casarão e da capela de Sant’Ana foi apresentada na última semana.

“Ficamos muito animados com o andamento da resolução deste problema, mas temos que correr contra o tempo, pois quanto mais ele passa, mais este patrimônio histórico se destrói. Sou morador do bairro do Colubandê e esta fazenda fez parte da minha infância. Ver ela assim é algo muito triste para todos nós”, disse o vereador.

Diego pontuou ainda que esta não é uma obra que pode ser feita por qualquer empresa, por isso foi necessário um prazo extenso.

“Este não é um processo de licitação simples, pois nem toda empresa trabalha com restauração de arquiteturas antigas. O espaço é muito importante, é a identidade da nossa região, e tem um valor simbólico, não só para São Gonçalo, mas também para o estado inteiro”, declarou.

O vereador relatou ainda que está tentando criar uma parceria público-privada entre a concessionária Ampla e a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, para revitalizar o complexo esportivo localizado em anexo à fazenda. De acordo com ele, os dois se colocaram à disposição para efetuar os reparos futuramente.

“Criamos o grupo Fazenda Colubandê: quem ama cuida, que está mantendo atividades culturais na fazenda. Voltamos a iluminar o local. A ideia é mostrar que precisamos da reforma, e que precisamos fazer com que as pessoas se apropriem do espaço, que é delas”, destacou.

Segundo Diego, duas atividades foram mantidas na fazenda: o “Cinema Na Fazenda”, que acontece todo último sábado do mês, em duas sessões, sendo umas delas infantil, a partir das 18h. No evento, a telona é montada na parede e os visitantes podem assistir aos filmes ao ar livre. Além disso, o grupo também promove, a cada dois meses, atividades esportivas para a diversão da população.

O vereador informou que no dia 8 de novembro acontecerá um abraço coletivo em volta do casarão às 9h. O objetivo é chamar atenção para o espaço.