Foto: Extra / 'Minha casa, minha vida', unidades do bairro Jockey,
São Gonçalo.
O sonho da casa própria está prestes a se tornar realidade para mais de mil famílias do bairro Fazenda dos Mineiros, em São Gonçalo. Nesta terça-feira (03), o prefeito Neilton Mulim publicou no Diário Oficial da cidade desapropriação de loteamentos para a construção de 40 unidades residenciais. Neilton também garantiu a construção de uma creche municipal no bairro. 

A iniciativa é referente ao contrato firmado entre a Prefeitura e a concessionária Fox Haztec a fim de beneficiar a população de ex-catadores da região, onde funcionava o antigo Aterro Sanitário de Itaoca, desativado em 2013. As unidades serão construídas na Avenida Francisco Gomes Filho e nas ruas Tenente Nilton Teixeira, Constância, Darcy Afonso Pires e Odorico Teixeira. 

As construções afirmam o cumprimento das condicionantes dos artigos 34 e 35 da Licença Ambiental de Recuperação (Lar), emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), efetivando também o item de número 5, do artigo 2º, da Lei Federal 4132, que dispõe sobre casos de desapropriação por interesse social. 

De acordo com a secretária adjunta de Habitação do município, Evangelina Andrade, os loteamentos estão em fase de terraplanagem. Além disso, ela considera a iniciativa um cumprimento do direito a uma moradia digna para cada cidadão. 

“A Fazenda dos Mineiros é um bairro que sofreu muito na época das chuvas. Para o Governo é de grande importância levar para a população deste bairro não só o direito à moradia, mas a garantia da qualidade de vida, consequência desse novo empreendimento que levará melhorias para o bairro, como pavimentação e uma nova creche”, relatou. 

A Prefeitura tem realizado reuniões intersetoriais entre as secretarias de Infraestrutura e Urbanismo, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Habitação, Infância e Adolescência e Planejamento a fim de definir os próximos passos. 

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Cristina Silva, o planejamento visa priorizar um direito dos cidadãos a ter uma moradia com qualidade. 

"Temos realizado reuniões com outras secretarias a fim de elencar os critérios para o processo seletivo das famílias que se beneficiarão com as residências populares, já que no Ministério das Cidades foram realizadas atualizações das prioridades", destacou. 

Desde o início do Governo, o prefeito Neilton Mulim, por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”, entregou 1.943 casas populares. Em setembro de 2013, foram 240 unidades no bairro Arsenal. Em 2014, foram entregues 720 casas populares no Mundel e 943 no bairro Jóquei. Até o fim deste ano ainda serão entregues outras 1.060 unidades habitacionais nos bairros Jóquei (760) e Galo Branco (300).

Fonte: Ascom
Autor: Thayná Alves