Ocorreu hoje, na fazenda Colubandê, uma manifestação que reuniu dezenas de pessoas que pediu a manutenção e restauração da fazenda, um patrimônio cultural e histórico de São Gonçalo, que é de posse do estado.

O blog A política RJ esteve presente no local, e participou da manifestação, que foi pacífica, com hora para inicio às 9:00h da manhã. Dezenas de pessoas em um só ideal: Restauração e preservação do patrimônio público.

Lideranças da comunidade, moradores de outros bairros e outras cidades e até mesmo pessoas do próprio bairro que nunca entram na fazenda, tiveram hoje essa oportunidade, uma pena que não deve ter sido o esperado. 

Houve também um abaixo assinado, fotos e um abração na fazenda, em seguida, passeata na rua. Logo após, foi realizada uma pequena reunião na Capela ao lado da fazenda, onde todos que ficaram presentes debateram ideias e projetos futuros para a fazenda, e foi planejado uma nova fase, no dia 06/12, onde farão uma grande limpeza na fazenda, levando vassouras e etc.. Outro plano e assunto debatido foi o de cobrar das autoridades uma ação, mas que toda a população também dê seu apoio e participação.

Um senhor chorou ao falar sobre a fazenda, falando de sua infância, o local onde brincava e que agora encontra-se nesse estado. - "Eu peço que vocês salvem a fazenda!", disse o senhor.

O vereador Diego São Paio, morador do bairro, esteve presente também e debateu com os manifestantes sobre as futuras ações a serem feitas na fazenda, e falou sobre as ações que tem feito em prol do patrimônio. O vereador falou também do projeto que desenvolveu na fazenda, o 'Cinema na fazenda' e o grupo 'Fazenda colubandê: quem ama cuida'. O vereador falou de reuniões que já teve com autoridades sobre a fazenda, e disse que amanhã estará em reunião com o governador Pezão, onde irá mostrar a ele as fotos da manifestação na fazenda, assim talvez possa 'sensibiliza-lo'. 

NENHUM representante da prefeitura, nem mesmo o secretário de cultura, Michel Portugal, esteve presente na manifestação. Vários assuntos foram debatidos pelos presentes. Todos sabem que a responsabilidade da fazenda é do estado, mas cobraram também do prefeito, que não se mexe para municipalizar o patrimônio.

Outras importantes personalidades da cidade, como o Mário Lima Junior, do blog Sim, São Gonçalo, Agliberto Mendes, do blog do Vovozinho, Nelson Carneiro, radialista do programa "Sua cidade e seus valores'' e também o Sérgio Gomes, da folha de Ipiíba e o também Sergio do blog Colubandê in foco, dentre outros, estiveram presentes.