Os mais de 750 alunos que frequentam as aulas do Centro de Inclusão Municipal (CIM) terão agora um local para chamar de seu. O prefeito Neilton Mulim inaugurou, na manhã desta sexta-feira (06/11), a nova sede do CIM, que antes não contava com instalações próprias. O local fica localizado no Vila Lage e irá atender estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental que precisam de atendimento especializado. 

Durante a inauguração, Neilton destacou a importância da criação de uma unidade para atender os portadores de necessidades educacionais em São Gonçalo. 

"Batalhamos muito para chegar até este momento. O CIM sempre funcionou sem uma sede fixa, ocupando espaços dentro das escolas municipais. É muito gratificante poder entregar este espaço pronto. Toda semana estamos inaugurando e lançando novas obras. Este é um compromisso que tenho com a população", afirmou. 

Após o discurso, o prefeito caminhou pela unidade e visitou as instalações. O novo espaço poderá abrigar até mil alunos e contará com serviços de pedagogia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, arteterapia, musicoterapia e apoio educacional. O Centro de Inclusão possui 22 salas de aula, auditório com capacidade para 150 pessoas, sala de informática, área de lazer e quadra poliesportiva. 

"As escolas da rede pública observam os alunos que precisam de atendimento especializado e encaminham até nós. Os estudantes passam por uma triagem e são distribuídos pelas oficinas e serviços que oferecemos", explicou a diretora da unidade, Ellen Coimbra. 

Moradora do Mundel, a estudante Monique Rosa, 19 anos, nasceu com microcefalia e encefalopatia, doenças que causam dificuldades motoras. Após três anos frequentando as aulas do CIM, ela conta que passou por uma mudança de rotina. 

"Antes eu ficava em casa e nem sequer frequentava escolas. Agora posso praticar esportes, participo de projetos para jovens, tenho aulas de ginástica, música. O CIM me deu novas amizades e melhorou a minha qualidade de vida", revelou a jovem. 

O evento contou com a participação de diversas autoridades políticas, dentre elas: vice-prefeita, Mariângela Valviesse; deputado estadual, Nivaldo Mulim; vereadores Lecinho, Gevú, Cici Maldonado e José Carlos Vicente; e os secretários de Saúde, Dimas Gadelha; Educação, Vaneli Chaves; Infraestrutura e Urbanismo, Francisco Rangel; Administração, Roseli Constantino; Turismo e Cultura, Michel Portugal; Transportes, Alberto Melo; Trabalho, Leandro Bastos; Desenvolvimento Econômico, Carlos Ney; Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e pessoas com deficiência, Tânia Soares; além da presidente da Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores (Funasg), Alice Tamborindeguy.

Fonte: Ascom
Autor: Aaron Cesar
Foto: Julio Diniz