Com o objetivo de planejar a expansão do sistema metroviário a médio e longo prazos, a Secretaria de Transportes, por meio da Companhia de Transportes sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro (RioTrilhos), elabora o Plano Diretor Metroviário (PDM). O projeto vai definir os novos traçados para expansão do metrô e sua integração com os demais modais de transporte de alta capacidade da Região Metropolitana até 2045, incluindo os sistemas ferroviários, aquaviários, VLT e os BRTs.

O trabalho, que está sendo feito por engenheiros e técnicos da RioTrilhos com apoio de especialistas, deve ser apresentado à população em março de 2016. Segundo o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, as prioridades são a expansão da Linha 2, no trecho Estácio-Carioca-Praça-XV, e a implantação da Linha 3 nos municípios de Niterói e São Gonçalo. Este é o primeiro plano de expansão metroviário elaborado pelo Estado desde a implantação do metrô no Rio, em 1979.

“O Plano Diretor Metroviário permitirá que o Estado possa planejar o crescimento do metrô de forma ordenada até 2045, além de prever as conexões com os outros modais de alta capacidade em toda a Região Metropolitana. Para isso, também vamos ouvir nossos cidadãos. A ideia é elaborar o projeto de maneira ampla e transparente, com a participação dos usuários do transporte público”, disse o secretário Osorio.

Fonte/texto/foto: http://www.osaogoncalo.com.br/politica/implantacao-da-linha-3-do-metro-esta-entre-as-prioridades-da-pasta/#sthash.foOundpuf5Xp.