Foto: Divulgação/facebook
O prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, inaugura nesta quinta-feira (17/12), a segunda Clínica Municipal Gonçalense, no bairro Barro Vermelho. A unidade de saúde, que funcionará das 08 às 17 horas, faz parte da reforma no modelo assistencial da saúde no município e terá capacidade para realizar 300 atendimentos por dia. 

A clínica, que terá atendimento nas especialidades de pediatria, cardiologia, ginecologia, dermatologia e clínica geral, também irá fazer atendimento aos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro, com dentistas e médicos generalistas. 

O prédio de dois andares, ainda atenderá com dispensação de medicamentos na farmácia, coleta de exames laboratoriais, puericultura, sala de vacina, raio x, ultrassonografia, inalação e hidratação, sala de curativos, auditório para palestras e central de esterilização de material. 

Pensando em incentivar a vida ativa através dos exercícios físicos, o espaço ganhará também uma academia da saúde. Entre os diversos equipamentos estão o simulador de percurso, que desenvolve a coordenação motora e aumenta a mobilidade dos membros inferiores e o esquiador, que melhora a função cardiorrespiratória e a flexibilidade dos membros. 

Pacientes portadores de HIV/Aids, DSTs e Hepatites Virais também passarão a realizar consultas no local, como atendimento com infectologista, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiras, farmacêutica, nutricionista, técnicos de enfermagem e de laboratório. 

A unidade contará também com um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), serviço que realiza ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário e ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras de prevenção. A pessoa pode realizar o teste para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente na clínica, ou em outros 13 núcleos distribuídos pelo município. 

O primeiro Centro de Especialidades Odontológicas do município de São Gonçalo funcionará na nova Clínica Municipal Gonçalense. O atendimento, é uma continuidade do trabalho realizado pelas equipes de saúde bucal das ESFs, que encaminharão casos complexos. 

Atendimento especializado a pacientes com deficiência, endodontia (tratamentos de canal, fraturas dentárias, lesões), cirurgia de pequeno porte (extração de dentes, dente do siso e pequenas correções ósseas), periodontia (gengivite, periodontite) e estomatologista, que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca. Com quatro consultórios, o serviço atenderá em média, 50 pacientes diariamente. 

Fonte: Semsa
Autor: Marcelle Correa
Foto: Sandro Nascimento