A Prefeitura de Itaboraí vai oferecer 40% de desconto na cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2016 para o contribuinte que quitá-lo até 29 de fevereiro. É o maior índice de redução no valor do IPTU entre as cidades que divulgaram seu calendário anual no Estado. Já aqueles que pagarem o IPTU integral, de 1º a 31 de março, terão 10% de desconto. 

Com o atrativo do desconto, a Secretaria de Fazenda de Itaboraí projeta arrecadar cerca de R$ 21 milhões com o IPTU 2016, valor 15% maior do que foi apurado este ano. Além disso, a Prefeitura espera reduzir significativamente a inadimplência no pagamento do imposto, que chega a 50% na cidade.

Subsecretário de Fazenda, Otávio Silva acredita numa queda da inadimplência da ordem de 20%. “O ideal seria reduzir a zero, mas sabemos que é um processo lento. Principalmente com a crise financeira de hoje que tomou conta do país”, ressalta Silva.
Há também a opção de quitação do IPTU em 10 parcelas mensais, com o valor integral do imposto e sem desconto. Nesse caso, a primeira parcela terá vencimento em 10 de março para o contribuinte que preferir esse modelo de pagamento. 

Carnê
O carnê de IPTU começará a ser entregue na primeira semana de janeiro e vai até a segunda semana de fevereiro. O contribuinte que não quiser esperar para receber o carnê em casa poderá obter o documento de forma on-line, a partir de 15 de janeiro, pelo sitewww.itaborai.rj.gov.br/.

Fonte/texto: A tribuna RJ