O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Dr Zerbini, no bairro do Arsenal, em São Gonçalo, voltará a atender a população daquela região em oito meses. A garantia é do prefeito Neilton Mulim, que visitou as obras de contenção de encostas e reconstrução da unidade de urgência e emergência na manhã desta sexta-feira (04/12). O SPA funcionava 24 horas, mas foi fechada em 2010 e estava abandonado. 

"Estamos concluindo as obras da encosta. A secretaria de Infraestrutura está finalizando este grande paredão de concreto para darmos início às obras de restauração e ampliação do prédio, que se tornará mais uma UPA municipal. Outros duas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas foram construídas e serão abertas no primeiro trimestre de 2016, nos bairros do Pacheco e Nova Cidade", explicou o prefeito. 

De acordo com o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, a unidade funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e irá resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame diminuindo as filas nos prontos-socorros e nos hospitais. A nova unidade irá oferecer raio-X, eletrocardiograma, clínica médica e pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. 

"Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas", explicou o secretário. 

A Unidade de Pronto Atendimento do Arsenal terá oito leitos de observação e capacidade de atender até 150 pacientes por dia. A estrutura desta unidade é do Porte 1, que abrange uma área de até 100 mil habitantes. 

A dona de casa Mirtes de Souza Campelo, de 37 anos, comemorou com a notícia da reabertura da unidade. "Esta unidade de saúde é muito importante para nós. O prefeito tinha um compromisso conosco para reabrir a unidade e está cumprindo. Só temos a agradecer. Não precisaremos mais procurar o pronto socorro de São Gonçalo". 

O Serviço de Pronto Atendimento Dr Zerbini foi fechado, junto com outras seis unidades de saúde, em 2010. Outra unidade fechada pelo governo passado foi o Posto de Saúde José Bruno Neto, no bairro do Boa Vista. Há duas semanas o prefeito Neilton Mulim também deu início à reconstrução da unidade. 

Fonte: Ascom
Autor: Alex Alves
Foto: Douglas Macedo