A Prefeitura de São Gonçalo realizou audiência pública esta semana para a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico seguindo as diretrizes das leis federais 11.445/2010 e 12.305/2010 que determinam que todos os municípios brasileiros deverão elaborar os seus planos. Autoridades governamentais e a sociedade civil participam do encontro. 

No Plano serão definidos os objetivos, metas, prioridades de investimento, aspectos econômicos, sociais, técnicos, entre outros. O documento também tem como meta minimizar os problemas da área ambiental e da saúde pública, afetando positivamente a qualidade de vida da população. Uma das metas do plano será a implementação da coleta seletiva no município a partir do próximo ano. 

Elaborado em parceria com a empresa Encibra S/A, o documento é dividido em ações imediatas, de curto prazo, médio prazo e longo prazo, e compreende os anos de 2016 até 2035. Podendo ser acessado a partir da próxima semana no endereço http://www.pmsbsg.blogspot.com.br 

"O município tem que ter o planejamento de saneamento básico para que tenhamos qualidade de vida, dignidade, água em abundância, saneamento e resíduos sólidos tratados de forma correta", afirmou Francisco Rangel, secretário de Infraestrutura. 

O deputado estadual Nivaldo Mulim, presidente da Comissão de Saneamento Ambiental na Assembleia Legislativa, ressalta que São Gonçalo fez seu dever de casa, com a apresentação do Plano conforme previsto na lei. 

"Fico muito feliz que este importante passo tenha sido dado. É preciso regular e planejar os serviços de saneamento considerando o presente e o futuro das cidades. O cidadão merece mais rapidez e qualidade dos serviços públicos", afirmou o deputado. 

Estiveram presentes na audiência o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Harduim; secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Francisco Rangel; a promotora Renata Neme, representando o Ministério Público; a secretária estadual de Ambiente, Eloisa Torres; Marcelo Dib, diretor da CEDAE em São Gonçalo, entre outros convidados e autoridades. 

Fonte: Semsa
Autor: Eliana Nogueira
Foto: Girley Oliveira