Definir ações e projetos para incentivar a pesca em São Gonçalo e garantir benefícios para os pescadores. Esse foi o objetivo das visitas que o secretário municipal da Pesca, Vicenildo Medeiros, e técnicos da secretaria fizeram a ilhas do entorno do município. 

O grupo percorreu as ilhas do Engenho, Braços Fortes, Ilha do Sol, Redonda, Comprida, Ilhas dos Ferros, Manguinhos e Jurubaíba. Durante as visitas, a equipe da secretaria identificou que além de potencial para a pesca, as áreas possuem uma história que deve ser conhecida pela população e podem ser usadas como atrativos turísticos da cidade. 

Medeiros adiantou que um projeto de visitas guiadas às ilhas será apresentado ao secretario municipal de Turismo e Cultura, Michel Portugal. 

“Vamos elaborar um pré-projeto que contemple os pescadores artesanais para que, com a companhia de um guia, possam, durante o defeso, operar embarcações que transportem passageiros em pequenos passeios pela Baía de Guanabara. Conversamos com moradores do local que nos deram informações importantes. A nossa equipe vem trabalhando para elaborar projetos e realizar ações que beneficiem o município no setor pesqueiro. Com o apoio do prefeito Neilton Mulim, estamos trabalhando para atender os pescadores de São Gonçalo em todas as áreas”, disse o secretário. 

Pescador há 48 anos, Márcio Rocha, de 55 anos, o Márcio Pescador, comemorou a presença de um secretário municipal da pesca pela primeira vez nas ilhas. 

“Foi com muito prazer que recebi o Vicenildo e seus técnicos, em nossa ilha. Aproveitei junto com os amigos de profissão, para mostrar nosso cotidiano, nossas dificuldades e fazer nossas reivindicações. A nossa categoria sabe do trabalho desenvolvido através do Mercado de Peixe, Cidade da Pesca e entrega das carteiras aos pescadores e entre outros projetos. Tenho certeza de que essa visita trará muitos benefícios a todos da região e parabenizo o secretário pelo belo trabalho à frente da pesca de São Gonçalo. A visita dele aqui mostra a vontade de fazer o bem para toda a classe. A secretaria tornou-se um dos maiores aliados no atendimento de nossas demandas”, afirmou Márcio Pescador que é um dos principais representantes da categoria nas ilhas. 

Fonte: Ascom/Pesca
Autor: Ascom
Foto: Divulgação/Internet