Audir Santava (vice) e o prefeito Helil Cardozo Foto: PMDB-RJ.org.br |
O Ministério Público Eleitoral do TSE deu parecer opinando pela rejeição do recurso de Helil e Audir e recomendando a cassação de ambos, que disputarão a reeleição em outubro deste ano. Caso a cassação seja confirmada, assumirá o 2º colocado na disputa, o deputado federal Altineu Côrtes (PR), autor da ação que condenou a dupla.
Nas eleições de 2012, no domingo da votação, mais de 50 mil eleitores teriam recebido ligações telefônicas com a falsa informação de que a candidatura de Sérgio Soares (PP) havia sido “impugnada” pela Justiça Eleitoral e que os votos dele seriam anulados. De acordo com a decisão do Colegiado do TRE em julho do ano passado, houve influência direta do serviço de telefonemas no resultado da eleição.
Para se manterem no cargo, Helil e Audir entraram com recurso com efeito suspensivo e obtiveram liminar para não serem cassados até o julgamento do caso pelo TSE. Segundo o MPE, a prática abusiva foi suficiente comprovada nos autos. “Existem elementos de convicção suficientes nos autos para demonstrar a irresponsabilidade do recorrente Helil Barreto Cardozo na realização das ligações telefônicas para comunicar aos eleitores notícia sabidamente inverídica.
Avançando em que pese a existência de fortes indícios de ligação entre o recorrente e Sérgio Reis, pessoa contratada pelo primeiro para prestação de serviços de telefonia, como se sabe, na linha de jurisprudência dessa Corte Superior Eleitoral, para a configuração do abuso de poder, a lei não exige a anuência da prática abusiva, mas, simplesmente, a comprovação dos benefícios por ele hauridos”, disse o parecer, assinado pelo vice-procurador geral eleitoral, Eugênio José Guilherme de Aragão.
A defesa de Helil e Audir sustenta que as provas usadas no processo contra os dois são frágeis e ilegais e não seria admissível fazer 50 mil ligações para mudar um possível resultado eleitoral.
A tribuna RJ
3 Comentários
SERÁ? ?? E O CUNHA NÃO VAI ARRANJAR OUTRA LIMINAR? ?? PARCEIRÃO DO PREFEITO.
ResponderExcluirCLARO QUE DEU TEMPO. TODOS OS VIZINHOS RECEBERAM ESSE TELEFONEMA
ResponderExcluirISSO É PURA BOBAGEM SO BOBO PRA ACREDITAR QUE ALGUEM VAI DAR 50 MIL TELEFONEMA, E QUAL É O ELEITOR QUE VOTA NUMA PESSOA SO PORQUE ALGUEM LIGOU E PEDIU PRA VOTAR OU NÃO VOTAR, ISTO É DESCULPA DE DERROTADO.
ResponderExcluir