Foto via Extra
Devido ao aumento de cerca de 30% na quantidade de lixo produzido entre o Natal e o Ano Novo, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo organiza junto com a empresa responsável pelo serviço em São Gonçalo um mutirão em pelo menos 15 bairros.

“Nesta época do ano é notório a produção maior de lixo. Parte da população não aguarda o dia e horário da coleta em sua região e acaba jogando os detritos em terrenos baldios, nas esquinas das ruas ou em outros pontos de vazadouro da cidade. Vamos promover no próximo domingo um mutirão para limpar estes terrenos e recolher lixo acumulado”, informou a nova secretária de Infraestrutura, Ana Cristina Silva, nomeada ontem conforme adiantou O SÂO GONÇALO na edição desta quinta-feira.

De acordo com a Prefeitura, a coleta de cerca de 19 mil toneladas de lixo por mês em São Gonçalo custa aos cofres públicos aproximadamente R$4,3 milhões. Além deste gasto, o governo municipal desembolsa também outros R$ 576 mil para pagar um parcelamento feito com a empresa contratada para o serviço devido a uma dívida deixada pelo governo passado.

“O prefeito Neilton Mulim assumiu a cidade, em 2013, tomada por lixo devido a uma dívida deixada pelo governo anterior com a empresa de coleta. A situação tinha que ser resolvida, pois se tratava de um serviço essencial. Parcelamos a dívida e assumimos o contrato para a população não ser prejudicada ainda mais”, explicou secretária.

Diariamente e em dois turnos, cerca de 400 garis, com 23 caminhões compactadores e quatro coletores, fazem a coleta domiciliar em cerca de 6 mil ruas da cidade.

Somado a esta ação, outras 60 trabalhadores, também em dois turnos, fazem a coleta urbana em oito caminhões de 12 metros quadrados, duas retroescavadeiras, oito caminhões basculantes e quatro caminhões para coleta de difícil acesso.

“Além de todo este serviço para manter a cidade limpa, a Secretaria de Infraestrutura ainda mantém um serviço de varrição, que diariamente retira das ruas da cidade cerca de 580 toneladas de lixo“, informou Ana Cristina.

A Coordenadoria de Limpeza Urbana disponibiliza um novo serviço. Pelo telefone 2199-6378, a população pode esclarecer dúvidas e fazer reclamações sobre coleta.

Fonte/texto: http://www.osaogoncalo.com.br/politica/mutirao-da-limpeza-em-sao-goncalo/#sthash.Da6y3Bkz.dpuf