Via portal Gonçalense | disponível em google imagem 
Mais de R$114,5 milhões foram investidos em saúde pública pela Prefeitura de São Gonçalo em 2015. É o que afirma o prefeito Neilton Mulim. A um ano de encerrar o mandato, o professor pretende manter a área como prioridade da gestão. “Nossa visão é de um governo voltado para humanização. Foi partindo desse princípio que concentramos esforços no investimento em melhorias na saúde de nossa população”. 

De acordo com Mulim, o valor superou o mínimo de 15% do total de recursos, taxa exigida por lei. “Valorizamos a assistência básica e a expansão e criação de unidades de saúde. Prova do sucesso deste investimento foi a aprovação das contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ)”, destacou.

Segundo informações do prefeito, em 2015, foram entregues sete novos postos de saúde e o mesmo número de Unidades Básicas de Saúde (UBS), destinadas ao atendimento básico de usuários do SUS. Neilton pontuou ainda a inauguração de sete academias de saúde e a conquista de três Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps), sendo dois deles focados no público adulto, no Porto da Madama e no Mutondo, e outro especializado no atendimento de crianças e adolescentes, no Gradim.

“Destaco as duas Clínicas Municipais. A do Alcântara alcançou 100 mil atendimentos prestados e a recém-inaugurada no bairro Barro Vermelho. Outro ponto positivo do ano foi a criação do Espaço Rosa, que oferece os serviços de ultrassonografia mamária, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia obstétrica com doppler, ultrassonografia morfológica, pélvica, abdômen total, colposcopia e mamografia”, citou.

Além de novas unidades, Neilton comemorou a ampliação de serviços. “A ativação do centro cirúrgico do Pronto Socorro de Alcântara permitiu a expansão da assistência. Contabilizamos mais de 2,5 mil cirurgias, entre todos os tipos de hérnia, vesícula, cistos, nódulos, tireoide, etc. Também ressalto a criação do Centro de Esterilização para atendimento do complexo hospitalar Luiz Palmier e do Centro DIA, especializado no acolhimento e tratamento de pessoas com deficiências”, ressaltou, acrescentando a adesão do município ao Serviço de Atendimento Domiciliar, que realiza, em média, 800 visitas por mês.

Estrutura – O Posto de Atendimento Médico de Neves e a Maternidade Municipal também foram contemplados com melhorias. O PAM passou por reformas estruturais, já a outra unidade de saúde ampliou o número de leitos, o que refletiu no aumento dos partos em 230% no ano. A frota de ambulâncias subiu de cinco para 27 veículos.

-Fonte/texto: http://www.osaogoncalo.com.br/politica/neilton-faz-balanco-de-investimento-na-saude/#sthash.QXE5UnDh.dpuf