O eleitor terá de escolher seis candidatos quando estiver na frente da urna eletrônica.
Foto via; PBhoje.com.br
Mais de 26 mil eleitores de São Gonçalo estão com o título cancelado. De olho nas eleições municipais deste ano, previstas para outubro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) vai disponibilizar, até o dia quatro de maio,   atendimento específico para que os cidadãos regularizem a situação eleitoral. e possam participar do processo.

“O ideal é que o eleitor agende logo, sem deixar para as últimas semanas, quando a procura será grande e as vagas limitadas. Essa tradição brasileira de deixar tudo para em cima da hora precisa ser modificada”, afirmou o presidente do TRE-RJ, desembargador Antônio Jayme Boente.

O agendamento pode ser feito pela internet, no site do TRE, ou pelo telefone (21) 2533-6400. 

O prazo estabelecido para reativar o título também é válido para aqueles que precisam emitir o título pela primeira vez, transferir o domicílio ou atualizar dados pessoais. 

Além de proporcionar maior conforto no atendimento, a nova medida, adotada também em diversos outros órgãos públicos, tem como objetivo fazer com que o eleitor que está em situação irregular antecipe a ida aos cartórios eleitorais e garanta seu direito de votar em 2016.

Após o fechamento do cadastro, não poderão ser feitas novas inscrições de eleitores, transferências de domicílio eleitoral ou regularização da situação com a Justiça Eleitoral de quem deixou de votar ou de justificar a ausência em três turnos consecutivos. Nesse caso, o título permanecerá cancelado, e o eleitor não poderá votar em outubro. O mesmo vale para os que não emitirem o título até o prazo de quatro de maio. 

O TRE ressalta ainda que quem for completar 16 anos até o dia dois de outubro já pode se alistar.

Fonte/texto: Jornal O São Gonçalo