Rodrigo Neves abriu o ano legislativo com ida à câmara de Niterói
Em São Gonçalo, o ano legislativo inicia-se amanhã, e não
se sabe se terá a presença do Prefeito, como é realizado por muitos.
Deve ser divulgado, ainda esta semana, um edital de concurso para professor da rede municipal de Educação de Niterói. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (15) pelo prefeito Rodrigo Neves durante a abertura do ano legislativo da Câmara Municipal de Vereadores de Niterói, na abertura do ano legislativo da cidade. Não foram divulgados detalhes sobre o número de vagas e salários, o que deve ser feito junto com a divulgação do edital. 

O prefeito lembrou ainda que, mesmo diante da crise que abala o país, Niterói conseguiu crescer e atrair investimentos. “A união de esforços e intenções, preservadas a autonomia e independência entre os poderes, foi determinante para a superação, no primeiro biênio, da grave crise municipal herdada e, nos últimos meses, para resistência à crise mais geral do Estado e da União. Em 2013, 2014 e 2015, fizemos o nosso “dever de casa”: reduzimos despesas desnecessárias, melhoramos a performance da receita municipal sem aumentar impostos, pagamos dívidas da administração passada, retiramos a prefeitura da inadimplência, ampliamos e fortalecemos as parcerias público-privadas, atraímos investimentos de organismos internacionais, criamos soluções inovadoras para indução do desenvolvimento local”, disse Rodrigo Neves. 

Rodrigo anunciou também que em 2016, novas medidas vão ajudar Niterói a se manter longe da crise e no caminho do crescimento. “Nesse ano, implementaremos novas medidas para proteger Niterói da crise mais geral e, ao mesmo tempo, garantir o cumprimento de todos os compromissos assumidos em nosso programa de governo”.

O chefe do Executivo fez um balanço de sua gestão nos últimos três anos, elencou as principais demandas e projetos para o último ano do seu governo e prestou contas aos vereadores e a população presente nas galerias. Finalizou garantindo que mesmo com todas as dificuldades econômicas que o país atravessa, cumprirá todas as propostas de governo.

O prefeito aproveitou a ida à Câmara para entregar duas novas mensagens executivas que serão analisadas e votadas pelos vereadores. A primeira, institui o programa Especial de Incentivo ao Desempenho das Forças Públicas que premiará a guarda municipal, as policias civil e militar que atuam no município com gratificação caso atinjam metas de redução da violência. Outra matéria que começa a tramitar na Casa diz respeito à nova fórmula para captar recursos para a revitalização do Centro, em lugar das Operações Urbanas Consorciadas (OUCs).

Rodrigo Neves destacou em seu discurso a importância do trabalho legislativo na aprovação de mensagens-executivas sem que a independência entre os poderes fosse afetada. “As inúmeras obras em andamento, a recuperação das finanças municipais e as ações de longo prazo não teriam sucesso sem a boa e profícua relação com a Câmara e seus vereadores”, disse Rodrigo. Presidente da Câmara, o vereador Paulo Bagueira (SD) disse que a Câmara estará sempre pronta a apoiar projetos que tenham, como foco, a melhoria da qualidade de vida no município. 

O prefeito também lembrou os investimentos nas áreas de Saúde, Educação, Segurança e infraestrutura urbana. A mobilidade, com a abertura do túnel ligando as regiões Oceânica e da Praia das Baías e o início das obras de construção da TransOceânica foram lembradas por Rodrigo Neves.

Contas em análise 

Nesta terça-feira, dia 16, às 14 horas, no Plenário Brígido Tinoco, será realizada audiência pública para prestação de contas do terceiro quadrimestre e sexto bimestre de 2016 da Prefeitura de Niterói. Mais tarde, às 17 horas, será aberta a primeira sessão plenária do ano.

Fontes/textos: Jornal O Fluminense/(foto)/Câmara de Niterói - Facebook