O forte temporal que castigou vários municípios do Estado do Rio, entre eles São Gonçalo, no início da noite da última terça-feira (16) deixou várias regiões da cidade alagadas. No bairro do Pita, uma marquise de um supermercado desabou e feriu três pessoas, que foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas para o Hospital Estadual Alberto Torres. A Defesa Civil municipal esteve no comércio e garantiu que a estrutura do prédio não foi afetada. 

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (17) a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Ana Cristina Silva, determinou que todas as equipes dos Departamentos de Conservação e Obras (DCOs) fossem atender aos bairros atingidos pelas chuvas. As subsecretarias de Parques e Jardins, Limpeza Urbana e Iluminação Pública deram total suporte a operação. 

Munidos com pás, enxadas, carrinhos de mão e caminhões, cerca de 160 trabalhadores fizeram a limpeza de bueiros, caixas de água pluvial em várias ruas, avenidas e travessas de 14 bairros. Um dos pontos que recebeu a operação foi a Avenida José Mendonça de Campos, no Colubandê. 

“A rua ficou completamente alagada ontem a noite, durante e após o temporal. Estou saindo para trabalhar agora e estou vendo o estrago. Mas fico feliz que a prefeitura já está aqui fazendo a limpeza da rua. Mas seria bom também se as pessoas não jogassem lixo na rua”, solicitou a comerciante Margareth Medeiros, de 39 anos. 

Nas Avenidas 18 do Forte, no Mutuá, e Presidente Kennedy, no Centro, homens e máquinas também trabalharam durante todo o dia para limpar as vias. A faxina também ocorreu nos bairros do Boa Vista, São Miguel, Boaçu, Rocha, Galo Branco, Patronato, entre outros bairros. 

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Ana Cristina Silva, percorreu durante a manhã vários pontos afetados pelas chuvas. “Nosso maior problema é o lixo jogado irregularmente por algumas pessoas nas ruas, calçadas e até dentro dos rios. Isto causa um transtorno muito grande. Mas estamos atentos aos temporais desta época do ano e voltamos a pedir a colaboração da população na limpeza da cidade”. 

Segundo o setor de Mapeamento da Defesa Civil, as chuvas da última terça-feira alcançaram índices de aproximadamente 30mm nas imediações do Pita e Rocha. A previsão para hoje é de chuva fraca a moderada, para o fim da tarde e a noite.

Fonte: Ascom
Autor: Alex Alves
Foto: Douglas Macedo