Inaugurada há três meses pelo prefeito Neilton Mulim, a Clínica Gonçalense do Barro Vermelho, em São Gonçalo, bateu recorde de consultas neste período. No total, foram 17.600 pacientes atendidos nas 10 especialidades do Núcleo de Atendimento da Saúde da Família (Nasf), no 1º Centro de Especialidades Odontológicas e no Programa Saúde da Família (PSF). Pensando em incentivar a vida ativa através dos exercícios físicos, o espaço também conta com uma Academia da Saúde. Entre os diversos equipamentos estão o simulador de percurso, que desenvolve a coordenação motora e aumenta a mobilidade dos membros inferiores e o esquiador, que melhora a função cardiorrespiratória e a flexibilidade dos membros. 

Com capacidade para realizar cerca de 400 atendimentos por dia, a unidade faz parte da reforma no modelo assistencial da saúde no município. Com dois amplos pavimentos, a clínica tem atendimentos nas especialidades de pediatria, cardiologia, ginecologia, dermatologia, infectologia, nutrição, psicologia, urologia, hepatologia e clínica geral, além de fazer atendimento aos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro, com dentistas e médicos generalistas. 

Com estrutura diferenciada a unidade também conta com uma sala para coleta de sangue, duas farmácias, banheiro adaptado para pessoas com deficiência, dois consultórios voltados para a pediatria, Centro de Testagem Anônima (CTA), DST/Aids e sala de Puericultura. Para o prefeito Neilton Mulim, duas palavras chaves resumem o diferencial da nova unidade: humanização e resolutividade. 

"A Clínica da Família faz atendimentos em várias especialidades, agregado a uma estrutura preparada para prestar um serviço de excelência à população. Com uma equipe preparada para fornecer um atendimento humanizado, a unidade tem diferentes ambientes para exames diversos. Estamos fazendo um trabalho resolutivo, onde não haverá necessidade do paciente ser conduzido à outra unidade para realizar um exame por exemplo", ressaltou. 

O grande destaque da nova clínica é o primeiro Centro de Especialidades Odontológicas do município de São Gonçalo, com atendimento especializado a pacientes com deficiência, endodontia (tratamentos de canal, fraturas dentárias, lesões), cirurgia de pequeno porte (extração de dentes, dente do siso e pequenas correções ósseas), periodontia (gengivite, periodontite) e estomatologista, que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca. 

Com quatro consultórios, o serviço atende semanalmente cerca de 400 pacientes. O atendimento é uma continuidade do trabalho realizado pelas equipes de saúde bucal das ESFs, que encaminham casos complexos. 

A Clínica da Família conta também com um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), serviço que realiza ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário e ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras de prevenção. A pessoa pode realizar o teste para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente na clínica, ou em outros 13 núcleos distribuídos pelo município. Pacientes portadores de HIV/Aids, DSTs e Hepatites Virais também estão realizando consultas no local, como atendimento com infectologista, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiras, farmacêutica, nutricionista, técnicos de enfermagem e de laboratório. 

Desde que foi inaugurada, a aposentada Virgínia Montes Cardoso, de 68 anos, busca atendimento na unidade. "Fiz três consultas aqui e estou sendo acompanhada pela nutricionista. Também estou fazendo exercícios todos os dias para perder peso e diminuir minhas taxas de glicose e colesterol. Esta clínica é tudo de bom e faz um excelente atendimento", garantiu. 

Fonte: Ascom
Autor: Alex Alves
Foto: Thiago Louza e Sandro Nascimento.