![]() |
Foto: Na Rua - Jornalismo |
O Plano Municipal de Cultura é realizado em parceria com a secretaria Estadual de Cultura e o Ministério da Cultura, e terá a coordenação da secretaria municipal de Turismo e Cultura. A iniciativa integra o Sistema Nacional de Cultura e tem como objetivo desenvolver todo Sistema Municipal do setor, para implantar e consolidar, em São Gonçalo, uma política de cultura participativa, democrática e inclusiva, através do Sistema Municipal de Cultura (SMC).
De acordo com o texto, o Plano abrange todos os setores culturais e terá que reconhecer e valorizar a diversidade cultural, étnica e regional do município; proteger e promover o patrimônio histórico e artístico, material e imaterial; valorizar e difundir as criações artísticas e os bens culturais; promover o direito à memória; universalizar o acesso à arte e à cultura, entre outras atribuições.
Segundo o secretário municipal de Turismo e Cultura, Michel Portugal, o plano era uma reivindicação antiga dos artistas e irá beneficiar a população com melhores estratégicas de acesso à cultura.
"Fizemos um planejamento que vai abranger todos os setores. Decidimos sobre os tópicos que farão parte do plano. É um grande passo e com isso temos o respeito do prefeito com a classe artística. Muitas cidades possuem o plano, mas não o colocam em prática. Até 2026, teremos que incentivar culturalmente a população, oferecendo e promovendo atividades relacionadas ao setor de acordo com o que decidimos nas conferências", comentou o secretário. O projeto está na Câmara Municipal e deverá ser votado nos próximos dias.
Fonte: Ascom
Autor: Cícero Borges
Foto: Divulgação/Internet
3 Comentários
Que me perdoe o querido Michel Portugal, este plano é comum a todos os municípios e faz parte do sistema nacional de cultura, até Abril todos os municípios terão que colocar em prática os seus planos municipais, este plano é igual para todas as cidades esta sendo incentivado pela Secretaria Estadual, com apoio do Ministério da Cultura.
ResponderExcluirDesculpe, Zeca Pinheiro, mas cada município elabora seu Plano. O Estado participa ou não do processo. O nosso Plano foi feito com a participação do estado e do Ministério, com Base em modelos, foi o um dos primeiros a serem elaborados no nosso estado e teve participação ampla da sociedade sendo inclusive noticiada no blog do Ministério como a de maior número àquela época. á fizemos 5 conferências. A cidade do Rio fez 2. O Estado 3. Portanto, estamos, embora possa não parecer, à frente de muitos municípios em políticas públicas. O nosso Sistema foi aprovado a mais de um ano. Porém, para que as coisas realmente caminhem, a sociedade como um todo precisa caminhar junto! (Marilyn Pires)
ExcluirPara de falar besteira Zé... Isso foi construção da sociedade...ta desinformado heim historiador hehehe
ResponderExcluir