Foto: O São Gonçalo
O vereador Armando Marins (PR) apresentou, nesta terça-feira (01/03), à Câmara, projeto de lei para conceder isenção no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para donos de imóveis residenciais atingidos por enchentes no município de São Gonçalo. A ideia é que o benefício seja concedido pela Prefeitura de São Gonçalo aos proprietários de um único imóvel e que nele residam.

Para o parlamentar, a proposta é uma maneira do município demonstrar solidariedade às vitimas das chuvas. "Os proprietários desse imóveis sofrem perdas materiais, principalmente documentos, roupas, alimentos, móveis e utensílios. A redução do imposto seria uma forma de oportunizar a aquisição de parte do que eles perderam", explica Armando Marins.

O mês de fevereiro mais chuvoso no Estado desde 2008 chegou ao seu último dia, nesta segunda-feira, causando transtornos no município. Bairros como Jardim Catarina e Neves ficaram alagados, motoristas ilhados e estudantes presos nas escolas. Nas chuvas do início do mês, lixo, esgoto e água dos rios invadiram casas e deixaram dezenas de desabrigados.

"O problema só será resolvido com o asfaltamento de ruas, desentupimento dos bueiros e dragagem dos rios. Enviei petição para órgãos municipais e estaduais solicitando os serviços, e alguns têm sido atendidos, mas não é um problema que vamos eliminar de uma hora pra outra. E a população também tem que ajudar e não jogar lixo em qualquer lugar", destacou o vereador.

Fonte: vereadorarmandomarins@gmail.com