São Gonçalo perto de ter sua via Binário no Alcântara
Dentro de mais alguns dias a secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de São Gonçalo estará concluindo as obras de pavimentação e urbanização da Rua Agostinho Felix e de outras oito vias do bairro Vila Três, em São Gonçalo. Juntas, a obras irão criar a Via Binário do Alcântara, que ajudará a resolver o problema de mobilidade na região. Na manhã desta sexta-feira (15), o prefeito Neilton Mulim acompanhou, ao lado de moradores e comerciantes, a chegada do asfalto na principal via.

Enquanto o asfalto chegava a Rua Agostinho Felix, após as obras de drenagem e instalação das redes de água e esgoto, homens e máquinas concluíam as obras do passeio público e de compactação do solo nas outras vias que serão beneficiadas pelo programa "Rua Nova", criado pelo prefeito Neilton Mulim e que está acabando com a lama e poeira em mais de 50 quilômetros de ruas, avenidas e estradas da cidade, num investimento total de cerca de R$ 170 milhões.

"Esta obra no bairro Raul Veiga vai ajudar a criar a Via Binário, que nos ajudará a resolver o problema da mobilidade na região. Além disso, a Estrada Raul Veiga, que hoje concentra mão dupla de Alcântara até Santa Isabel, será utilizada apenas como mão única de Alcântara até Lagoinha. O sentido Lagoinha - Alcântara será realizado pelas ruas Luiz Mota e Agostinho Félix. Os trechos comporão a Via Binário, que terá 3.200 metros entre as ruas do bairro Lagoinha até a RJ 104", explicou o prefeito.

Com cerca de 2,5 quilômetros, as obras estão beneficiando as ruas Agostinho Félix, Aldovano Pena, Nonato Faria, Professora Acira Cotrim, Alexandre Muniz e Girão Barroso fazem parte do programa "Rua Nova", lançado pelo prefeito Neilton Mulim no ano passado, e formam a Via Binário do bairro.

A comerciante Neide Fonseca, de 60 anos, acompanhou a chegada dos caminhões e máquinas e garantiu que aguardou por muito tempo para ver a rua asfaltada. "É um sonho realizado. Acabou a poeira e a lama. É só alegria”. A dona de casa Lia Souza, moradora há 54 anos na Rua Agostinho Felix, acompanhou todo o trabalho até o asfalto chegar a sua porta. “Pensei que fosse morrer e não ver isso. Nossa rua está ficando muito bonita".

As obras do programa "Bairro Novo" garantem um serviço completo: drenagem, ligação de água e esgoto e pavimentação. O programa também está gerando mais de 500 empregos diretos e indiretos para os gonçalenses.

Durante a vistoria no canteiro de obras, o prefeito determinou a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Ana Cristina Silva, a recuperação de outras três ruas dos bairros. "São ruas paralelas as que estamos asfaltando. Vamos executar nestas vias a operação "Mais Asfalto". Vamos estar atendendo também a uma antiga reivindicação dos moradores", garantiu o prefeito.

O programa está beneficiando neste momento diversas vias dos bairros Guaxindiba, Jardim Miriambi, Tribobó, Arsenal, Raul Veiga, Lagoinha, entre outras. As obras irão garantir uma melhor qualidade de vida à população.

MAIS ASFALTO - Com a recuperação da Usina de asfalto, que produz diariamente cerca de 150 toneladas do produto, São Gonçalo está garantindo também melhorias em mais de 60 quilômetros de vias da cidade através do Programa "Mais Asfalto". Muitas vias que eram de paralelepípedos e totalmente irregulares estão recebendo recapeamento melhorando as condições de tráfego e também a acessibilidade da população.

Fonte: Ascom
Autor: Alex Alves
Foto: Thiago Louza