As obras para a construção da Clínica da Criança, no bairro do Zé Garoto, em São Gonçalo, avançam a cada dia. A secretaria de Saúde de São Gonçalo definiu na manhã desta terça-feira (03) que a nova unidade, que será uma referência na área ambulatorial e em especialidades de pediatria, terá mais dois consultórios médicos, totalizando sete salas.

Além dos consultórios médicos, a Clínica da Criança contará com salas de nebulização, medicação, administração, coleta de sangue, acolhimento, além de fraldário, banheiros adaptados e raio X. De acordo com o secretário de Saúde, Dimas Gadelha, a estimativa é de que 300 crianças sejam atendidas diariamente na unidade, que será inaugurada no início do próximo mês.

O funcionamento será das 8h às 17h, horário considerado de maior procura na área de pediatria, e as consultas não precisarão ser agendadas. O prefeito Neilton Mulim garantiu que a construção da nova unidade representa um passo importante do município no atendimento pediátrico.

"É uma unidade importante para a área da pediatria. A Clínica da Criança será uma referência e vai qualificar muito o atendimento pediátrico no município. Nossa meta é desafogar o Pronto Socorro Infantil, que hoje atende aos gonçalenses e também pacientes dos municípios vizinhos", garantiu o prefeito.

O secretário de Saúde, Dimas Gadelha, que esta semana está realizando uma série de intervenções no Pronto Socorro Infantil, visando agilizar e humanizar ainda mais o atendimento, também falou da importância do novo equipamento.

"A clínica dará apoio ao Pronto Socorro Infantil, porque à medida que os pacientes de baixa e média complexidade forem direcionados para a Clínica da Criança, diminuiremos o tempo de espera nas demandas de emergência e urgência. Hoje, temos um grande número de crianças sendo atendidas no pronto socorro com casos que poderão ser muito bem resolvidos na nova unidade", acrescentou o secretário.

Fonte: Ascom
Autor: Alex Alves
Foto: Douglas Macedo