Centro POP
Foto: Google Imagens
O outono termina na próxima segunda-feira (19), dando início ao inverno. No entanto, o frio este ano chegou mais cedo às terras fluminenses. Com a queda de temperatura, aumenta a importância do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que oferece atendimento com refeições diárias, espaço para descanso e oficinas de estudo, com equipe formada por educadores sociais e técnicos.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Evangelina Andrade, o local realiza 60 abordagens diariamente, durante os três turnos (manhã, tarde e noite), e outros 20 usuários buscam a unidade espontaneamente. "Nós contamos com espaço para higiene pessoal, alimentação e espaço para descanso. Também fazemos encaminhamento para os abrigos conveniados do município", explicou.

Uma das usuárias, Kátia Maria, 38 anos, frequenta o espaço diariamente e, através do Centro Pop, voltou a estudar. "Estou começando agora a segunda série do ensino fundamental. Sempre participo das oficinas e atividades aqui. Pretendo começar a fazer curso de manicure no próximo semestre", contou.

Além dos serviços oferecidos pelo Centro Pop, o usuário que não possui nenhum vínculo familiar poderá ser acolhido em um dos abrigos conveniados pela Prefeitura. Atualmente, quatro abrigos possuem convênio com o município, sendo um feminino, um masculino e dois para idosos.

O Centro Pop está localizado na Rua Maria Cândida, nº42, no bairro Mutondo, e funciona das 9h às 17h. Ao identificar pessoas nessa situação, qualquer indivíduo pode entrar em contato com o telefone 3708-7850.

Fonte/texto:PMSG