Foto: Divulgação
Dando continuidade as entrevistas do blog A política RJ com pré-candidatos a vereador em São Gonçalo, o entrevistado desta vez é Alexandre Klopper de Araujo, morador do bairro de Neves.

Alexandre é auditor, filiado a Rede Sustentabilidade e uma de suas bandeiras, caso seja eleito vereador este ano em SG, é ter compromisso com a cidade e a população.


Confira a bela entrevista cedida por ele ao blog!

Conte um pouco para nós quem é você.
Nascido e criado em São Gonçalo, economista pós-graduado em Gestão Empresarial e auditor interno de empresas. Um gonçalense sonhador que, mesmo tendo condições de viver em outro município com melhor qualidade de vida, preferiu ficar e criar seus filhos aqui porque acredita que é possível transformar São Gonçalo numa CIDADE BOA DE SE VIVER.

Como entrou na política?
No ano de 1996, participei da equipe de estatística de um candidato a prefeito de São Gonçalo. No ano de 1997 tive a oportunidade de ser Vice-Presidente do DCE da Universo. No ano de 2000 fiz parte de executiva de um partido em São Gonçalo.

Quais são suas experiências políticas? 
Como disse na questão anterior, no ano de 2000 eu resolvi participar da vida política de nossa cidade, onde tive a oportunidade de atuar como membro da executiva de um partido político. Nunca exerci nenhum cargo no executivo ou legislativo de nossa cidade.

Já concorreu em outras eleições?
Não

Se for eleito, quais projetos pretende defender no legislativo de São Gonçalo?
Tão logo resolvi encarar este desafio, comecei a analisar os principais problemas de SG - e olha que são inúmeros - a fim de ver onde caberia uma atuação mais imediata. Então, untamente com uma equipe de amigos profissionais bem sucedidos em diversas áreas (controladoria, direito, cultura, gestão pública, educação, saúde e segurança) começamos a pensar e desenvolver alguns projetos para cidade. Não adianta dizer que vai defender isso ou aquilo sem base e sem conhecimento do que se pretende fazer.

O seu partido tem um candidato a prefeito, o vereador Diego São Paio. Quais chances você vê para que ele possa ser eleito e por que?
Enxergo o Diego com grandes chances nesta eleição. Existe um conjunto de fatores que o
coloca como o melhor candidato a prefeito de São Gonçalo, a saber: é um administrador e
gestor, e nossa cidade precisa de uma pessoa que saiba realmente gerir o orçamento de forma correta; como vereador teve a oportunidade de estudar e pontuar os principais problemas de São Gonçalo, ou seja, conhece bem a situação de nosso município; é um político jovem, com garra e principalmente ficha limpa; encara os problemas de frente, não se esconde. Esses são alguns pontos que o credenciam a ganhar a eleição.

Quantos votos você precisa para ser eleito?
Essa é uma pergunta que aparentemente é de fácil resposta, porém não é bem assim. Há que se analisar alguns fatores. Primeiro, minha votação somada à votação de meus colegas tem que atingir o quociente eleitoral. Depois, terei que ter uma votação mínima equivalente a 10% deste quociente. Então, qualquer número que eu disser aqui não reflete a verdade, pois posso ter 5000 votos e não me eleger como posso ter 2000 votos e me eleger, por exemplo.

Para você, nas eleições, os religiosos fazem a diferença? 
Já houve um tempo onde alguns líderes religiosos exerciam poder mais imperativo sobre o
povo que estava sob sua direção. É claro que ainda existe, numa escala bem menor, este tipo de situação onde o líder determina em quem se deve votar. Porém, na minha ótica, deixou de ser fator determinante. Hoje, tanto o religioso como o não religioso fazem a diferença.

A sua comunidade apoia a sua candidatura a vereador?
Até o momento, todos com que falei ficaram muito entusiasmados e animados com esta minha decisão e manifestaram apoio.

Como você avalia o governo do atual prefeito? 
Entendo que ele não se preparou e nem esperava ganhar a prefeitura em 2012. Basta recordar algumas promessas de campanha não cumpridas, como por exemplo:
- Redução das passagens para R$ 1,50;
- Criação da Companhia Municipal Limpar com intuito de economizar R$ 96 Milhões para o
município;
- Criação de casas de amparo;
- Revitalização de praças com academias populares.

Além disso, ele fez o programa Rua Nova com verba do PAC 2 do governo federal com atraso de 6 meses no cronograma. E, por falta de planejamento, corre agora contra o tempo com inaugurações eleitoreiras pensando que o povo não está atento. Enfim, um governo desastroso que entra para história do município como um dos piores.

Qual sua opinião sobre o trabalho que vem sendo feito pelo legislativo de São Gonçalo? 
Uma das funções do vereador é atuar em defesa do povo. Vejamos o cenário atual: a saúde, educação e segurança do município estão um caos. E a maioria dos vereadores apoia e defende na tribuna da câmara o governo e suas ações. Parece que estão vivendo num mundo de conto de fadas. É preciso renovar urgentemente o legislativo.

Se for eleito, quais temas dará prioridade na Câmara?
O município carece de solução em todas as áreas. Logicamente, se for eleito, serão mais 26 vereadores em ação junto comigo. Os temas que urgem maior atenção num primeiro
momento são segurança, saúde, educação, cultura e mobilidade urbana.

Você acredita que tem boas chances de ser eleito vereador? Por que?
Se eu tivesse a mínima dúvida de ter boas chances, eu jamais teria saído da minha zona de conforto e aceitado este desafio. O porquê dessa convicção? Além de me considerar
extremamente preparado para encarar esta jornada, existe outro fator determinante: o clamor da população por pessoas sérias, capacitadas e comprometidas com o crescimento e desenvolvimento de São Gonçalo.

Chegando na Câmara, como você pretende atuar?
De maneira transparente, firme e imparcial. O que for bom para a cidade e população,
independente de ser situação ou oposição, deve ser aprovado.

Para você, qual é o maior problema de São Gonçalo atualmente?
Gestão séria em todas as áreas.

Além da sua família e a sua comunidade, você conta com o apoio de algum político da região para apoiar a sua campanha?
Sim

Para finalizar nossa entrevista, deixe suas considerações finais e uma mensagem a população de São Gonçalo e nossos leitores em geral
Quero agradecer ao blog A Política RJ pelo espaço cedido. Acredito que há esperança para São Gonçalo. Nossa cidade tem tudo para crescer e desenvolver. Para isso, torna-se necessário a união das pessoas de bem em torno deste propósito. Convido todos a lutarmos juntos por uma SÃO GONÇALO BOA DE SE VIVER.

-

Se você pretende se candidatar a vereador em São Gonçalo e quer informar suas idéias e projetos para a população, através deste canal de notícias, entre em contato com o nosso blog pelo facebook: www.facebook.com/apoliticarj - Envie mensagem em modo privado.