Foto: O São Gonçalo
A Fundação de Artes de São Gonçalo, tendo em vista o interesse do público, prorrogou até sexta-feira (10/6) a exposição "Belarmino de Mattos 125 anos - Patrono do Jornalismo Gonçalense". O horário de visitação pública na Casa das Artes Villa Real é das 9h às 17h. Um vídeo contendo vários depoimentos e registros históricos da cidade também será exibido, em horários agendados.

A mostra é o ponto alto das comemorações pelo aniversário de nascimento do fundador do jornal “O São Gonçalo” - tradicional veículo de comunicação que circula há 85 anos na cidade - e dos extintos "Gazeta de S. Gonçalo" (1913) e "Folha de Itaboraí" (1948), além de instituições importantes nas áreas do esporte, da saúde e da cultura.

"É dever nosso ressaltar a importância da participação do capitão Belarmino de Mattos para o desenvolvimento de São Gonçalo no período de 1910 a 1970. Ele precisa ser lembrado por tudo o que realizou, como a campanha pela fundação do primeiro hospital municipal, em 1920, a Liga Gonçalense de Desportos, em 1931, e o jornal "Folha de Itaboraí", em 1948, declarou o jornalista Adilson Guimarães, da comissão organizadora dos eventos, na abertura da mostra, ocorrida no dia 24 de maio.

A curadoria da exposição é do historiador Rui Aniceto e de Cecilia Mattos Setubal. Na inauguração, a jornalista prestou homenagem ao seu pai, Cezar Mattos, e a seu irmão César Viana, falecido há um ano e meio, respectivamente filho e neto de Belarmino, que dedicaram suas vidas a manter ativo o jornal fundado por ele.

Programação 
O próximo evento é o espetáculo "EntreLaços", do Ballet Lilian Mattos, no dia 25 de junho, às 18h, no Teatro Carequinha, Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves.

As comemorações começaram no dia 13 de março, com a 25ª edição da Copa da Amizade de Futebol de Juniores, no campo do Cordeiros FC, que premiou o Clube Mauá, no dia 1º de maio, com a Taça Belarmino de Mattos. O torneio foi organizado pela Liga Gonçalense de Desportos (LGD) e integra a agenda de eventos da União de Jornalistas e Comunicadores de São Gonçalo (Unijor).

No dia 19 de maio, a Academia Gonçalense Letras, Artes e Ciências realizou uma sessão solene em homenagem ao jornalista, patrono da cadeira número 17 da instituição.

Sobre Belarmino de Mattos 
Belarmino de Mattos nasceu em 21 de abril de 1891, em Itaboraí. Aos 2 anos de idade, mudou-se com a família para São Gonçalo. Fundou três jornais – “Gazeta de S. Gonçalo” (em 1913, com Abílio José de Mattos), “O São Gonçalo” (1931) e “Folha de Itaboraí” (1948) – e participou da fundação de várias instituições culturais, como o Grêmio Artístico e Literário Gonçalense, em 1923, o Instituto Fluminense de Cultura, em 1941, o Grêmio Dramático Gonçalense, em 1944 e a Lira Gonçalense Santa Cecilia, em 1945. Fundou também, em São Gonçalo, o Tiro de Guerra 555 (1916), a União dos Varejistas, em 1928 (hoje Associação Comercial), a Associação do Hospital de São Gonçalo, em 1920 (com Luiz Palmier e outros, tendo participado da primeira diretoria do hospital), a Liga Esportiva Gonçalense (1919), o Grêmio Artístico e Literário Gonçalense (1923), a Loja Maçônica Cruzeiro Fluminense (1925), a União Agrícola Fluminense (1928), a União dos Proprietários (1929) e a Associação Gonçalense de Esportes Atléticos (1931), atual Liga Gonçalense de Desportos.

Belarmino de Mattos é patrono de uma escola estadual no bairro Portão do Rosa, de uma biblioteca na Escola Municipal Castello Branco, no bairro Boaçu, de uma biblioteca no Colégio Califórnia, no Centro, do Instituto Histórico e Geográfico de São Gonçalo e da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências. Foi criada, ainda, pela Câmara Municipal, uma medalha com o seu nome, que é concedida a cidadãos que se destacaram na cidade.

SERVIÇO 
Evento: Exposição "Belarmino de Mattos 125 anos - Patrono do Jornalismo Gonçalense" (com exibição de vídeo em horários agendados)
Data: 24 de maio a 10 de junho
Horário de visitação: segunda a sexta, das 9h às 17h
Local : Casa das Artes Villa Real, rua Moreira César, s/n, Zé Garoto - São Gonçalo

Fonte: Ascom
Foto: Divulgação