Praticantes do esporte radical Le Parkou estiveram na manhã desta quarta-feira (08) reunidos com a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Ana Cristina Silva, com a intenção de inserir um espaço para a atividade no projeto de reforma e ampliação das Praças Chico Mendes e da Bíblia, no bairro Raul Veiga. Como resultado da reunião, ficou agendada uma visita técnica do engenheiro responsável pela obra junto com os esportistas ao local na próxima sexta-feira.

"Temos um excelente espaço e se for para garantir a qualidade de vida e colaborar para a continuidade do projeto que ganhou tantos adeptos na cidade nos últimos anos, iremos contribuir. Aguardaremos a visita técnica para ver como solucionaremos a situação que, esperamos que seja da melhor forma possível", explica a secretária Ana Cristina Silva.

A intenção é adaptar parte da praça para a realização do esporte que utiliza técnicas para saltar os obstáculos como rampas e muros utilizando o próprio corpo. Esta é a definição de Le Parkour, praticado há 10 anos no local, as aulas gratuitas realizadas pelo grupo foram transferidas para o Ciep 240, no bairro Almerinda.

"A praça Chico Mendes é conhecida pela realização da práticas esportivas e é o berço do Parkour na cidade. Tem um valor sentimental para os praticantes da modalidade. Tínhamos um espaço com obstáculos feito de pneus para realizar o treinamento. A continuidade da prática do esporte ali é uma referência e tem um valor sentimental", explica Jonas Fernandes, 23 anos.

Uma das maiores áreas de lazer de São Gonçalo e localizadas no coração do bairro Alcântara a praça está ganhando obras de revitalização e novos equipamentos. Instaladas entre as ruas Lindolfo Collor e Joaquim Laranjeiras, as Praças da Bíblia e Chico Mendes voltarão a receber as famílias gonçalenses em breve.

Entre as novidades do projeto estão a construção de uma quadra de esportes e rampas de skate, além de paisagismo, bancos e mesas, brinquedos e bicicletário atendendo uma reivindicação dos adeptos do esporte da cidade.

Fonte: Ascom
Autor: Marcelle Correa
Foto: Girley Oliveira