Os principais corredores viários de São Gonçalo também ganharão novos abrigos de ônibus. Técnicos da secretaria de Transportes estão mapeando as vias para iniciar a instalação dos 300 novos mobiliários. A medida faz parte do projeto que está revitalizando e substituindo semáforos, pinturas de faixas de sinalização horizontais, sincronização dos sinais (onda verde), além de adequações para pessoas portadoras de necessidades especiais, como avisos sonoros e rampas de acesso nas principais vias da cidade. 

O trabalho de revitalização da sinalização está sendo realizado durante as madrugadas, de 0h às 4h, horário em que o fluxo de veículos nas ruas diminui, evitando assim transtorno no trânsito. As melhorias começaram em Venda da Cruz e estão chegando ao Zé Garoto. A expectativa da secretaria de Transportes é de 12 meses para conclusão do projeto, mas 60% do cronograma de obras estará pronto até o fim do mês. 

"Estamos realizando todo um trabalho de recuperação da sinalização horizontal e vertical da cidade. Neste momento estamos fechando os pontos que receberão os novos abrigos de ônibus. O projeto de revitalização e correção do sistema viário irá garantir mais segurança aos nossos motoristas e conforto a nossa população", José Luiz Rangel. 

A secretaria mapeou, ainda, os postes de sinalização fazendo o reparo ou substituição, caso necessário. Outra frente de trabalho que está sendo realizada em paralelo são as sinalizações horizontais, como faixas de pedestres, faixas contínuas e de sinalização próximas a escolas e faculdades e unidades de saúde. 

Paralelamente, a secretaria de Infraestrutura e Urbanismo está instalando novas lixeiras nos centros comerciais e realizando serviços de limpeza de bueiros e galerias de águas pluviais e varrição e poda de árvores nos principais corredores viários. 

Fonte: Ascom
Autor: Thayná Alves
Foto: Thiago Louza