Após adquirir seis viaturas, seis motocicletas e três ônibus com câmeras de videomonitoramento que auxiliarão no trabalho de prevenção e monitoramento das áreas com maior incidência de violência e de usuários de drogas, a Guarda Municipal de São Gonçalo recebeu na manhã desta quinta-feira (16) 450 spray de pimenta e 150 armas não letais do programa “Crack, é Possível Vencer”. Os guardas foram treinados e começarão a usar os novos equipamentos no próximo mês.


A Guarda Municipal da cidade conta com 338 profissionais, destes, 120 receberam treinamento para atuarem no programa. Durante a preparação, os guardas tiveram aulas sobre policiamento comunitário, redes de apoio e cuidado, abordagem policial a pessoas em situação de risco, resolução pacífica de conflitos e princípios da abordagem psicossocial.

Para além do combate, uma das propostas do programa é a reabilitação e a reintegração social dos dependentes químicos. Por isso, além da Guarda Municipal, o trabalho é realizado em conjunto com as secretarias de Educação, Saúde e a de Políticas Sobre Álcool e outras Drogas.

“Nós fazemos um trabalho preventivo. A ideia é ocupar os espaços e dar suporte às outras secretarias que trabalham em conjunto conosco. Realizamos um serviço de monitoramento e também recebemos denúncias por meio da Ouvidoria da prefeitura, e assim podemos mapear com maior precisão”, conta o Comandante da Guarda Municipal, Pedro Soares.

Em São Gonçalo, dentro do eixo cuidado pelo Programa, existem três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) - nos bairros Mutondo, Gradim e Zé Garoto; cinco Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) - nos bairros Mutondo, Jardim Catarina, Vista Alegre, Arsenal e Luiz Caçador); e um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) - no Mutondo.

Para o secretário de Segurança Pública, coronel Adilson Alves, o trabalho em conjunto beneficia toda a população.

“Nós temos uma equipe capacitada para garantir a segurança da população no município. Agora, com os novos materiais, vamos ter mais facilidade para realizar o monitoramento das vias e assim ampliar as nossas ações”, disse.

O programa "Crack, é Possível Vencer" é coordenado pelo Ministério da Justiça. Ele prevê o aumento da oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários de crack, o enfrentamento do tráfico de drogas ilícitas e ações de prevenção, que envolvem educação, capacitação e informação.

Ronda Escolar – Acreditando na Educação como a melhor arma contra a violência, a Guarda Municipal também mantém o serviço de ronda escolar, onde duas equipes com cerca de 10 profissionais, circulam por todas as áreas escolares. Como forma de prevenção, as equipes também realizam palestras educativas sobre os malefícios do uso de álcool e outras drogas e violência. As ações ocorrem em parceria com a secretaria de Educação.

Fonte: Ascom
Autor: Thayná Alves
Foto: Thiago Louza