A Prefeitura de São Gonçalo realizou nesta segunda-feira (1) nova reunião para discutir o revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, que chega à cidade no dia 2 de agosto. Durante o encontro, foi criada a comissão que irá definir prioridades e o cronograma para a preparação da festa da passagem do fogo olímpico. Após a reunião, representantes de várias secretarias municipais fizeram uma simulação do revezamento, percorrendo os poucos mais de oito quilômetros que compõem o trajeto da chama.

Formada por representantes das secretarias municipais de Transportes, Saúde, Segurança, Esporte e Lazer, Educação, Comunicação e pelo Cerimonial, a Comissão irá traçar planos para ampliar limpeza urbana e sinalização, interdição de ruas, programação artística e a participação das escolas públicas e particulares no evento.

A simulação, conforme destacou o subsecretário municipal de Transportes, Alberto Mello, foi importante para ajudar a definir as ações.

"Com a simulação, pudemos avaliar a situação real do trânsito e pensar melhor nas estratégias a serem adotadas em todas as áreas, desde a Limpeza Urbana até a Segurança. Por isso também criamos a comissão, onde serão divididos cargos e responsabilidades. Queremos promover uma festa muito bonita e ordenada. Receber a Tocha Olímpica será um marco para São Gonçalo e, certamente, deixará um legado para a cidade".

O ponto de partida da Tocha Olímpica será, às 14h45, na Rua Alfredo Backer, altura do número 759, no Alcântara. De lá, a chama segue pelas principais ruas do centro urbano, faz uma parada em frente ao Colégio Municipal Castelo Branco, no Boaçu, e chega, aproximadamente às 17h, na Rua Feliciano Sodré, em frente à Prefeitura. Diversas personalidades da cidade participarão do revezamento da chama a cada 200 metros.

Na próxima sexta-feira (3), haverá nova reunião do Grupo de Trabalho do revezamento da Tocha Olímpica. Também está prevista um encontro com diretores de escolas municipais para elaboração de atividades que possam levar o espírito olímpico para os estudantes da rede.

Fonte: Ascom
Autor: Jaciara Moreira
Foto: Girley Oliveira