Por Vânia Carvalho, professora.

"Que maravilha é ninguém precisar esperar um único momento para melhorar o mundo" 
- Anne Frank
       
        Em meio a uma juventude tão ativa no cenário atual, temos uma grande oportundiade de transformação do pensamento e de mundo. O futuro será decisivo, através de ações desta geração, já que segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a quantidade de pessoas entre 14 e 24 anos, nunca foi tão expressiva.

         O questionamento sobre políticas públicas, sobre inclusão social, arte popular e protagonismo juvenil são pontos positivos, para uma geração com marcas de valores morais perdidos. Entretanto, há jovens que mostram que a voz deles não é só imposta pela mídia, mas a de se tocar em pontos fundamentais, para uma expansão e possível inserção de suas colocações no cotidiano da sociedade.

     
         Temos como representação desta juventude ativa, o aluno do Colégio Estadual Professor Francisco de Paula Achilles, localizado no bairro Anaia Pequeno, em São Gonçalo, Claudionei Abreu. Criador do blog "A política RJ", com mais de 300 mil visualizações, é um jornalista de tenra idade, 14 anos, com retórica e coerência adequadas.
       
         Ocorre a análise, em seu site, de assuntos relevantes em municípios do Rio de Janeiro, com ênfase, no bairro Anaia Pequeno, onde é morador. A vida, a violência, aspectos políticos, educação e arte são sempre registrados em seus brilhantes textos.
       
         Isto é transformação, é uma juventude líder de seu tempo e semeadora de perspicácia e vivacidade.

O texto é de Vânia P. de Carvalho, professora de língua portuguesa graduada pela UERJ e pós-graduada pela UFF em leitura e produção, docente da SEEDUC.