O entrevistado desta vez no blog A política RJ é o pré-candidato a vereador do Porto da Pedra, Diogo Lopes, de 30 Anos. Morador do bairro Porto da Pedra é filiado ao partido da Solidariedade. Sua bandeira, caso seja eleito, é defender o meio ambiente, educação e a juventude.

Conte um pouco para nós quem é você: Aproveite e conte um pouco da sua trajetória. Como e por que entrou na política? 

Comecei a participar de movimentos sociais, culturais e políticos, aos 16 anos de idade, daí minha participação efetiva na política foi com meu amigo e Vereador Sergio Gevu. Hoje sou professor de ciências, biólogo, pós-graduado em gestão e auditoria ambiental; graduando em farmácia. Entrei na política por entender que quanto mais os cidadãos de bem se afastarem, menos chances teremos de contribuir para a melhoria de nosso bairro, cidade e país. Entendo que a participar da política é uma missão e não um a profissão como muitos políticos pensam.

Quais são suas experiências políticas? 

Tive o privilégio de ser Subsecretário de Meio Ambiente de São Gonçalo, onde durante minha gestão e através de uma parceria com a Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de nosso município, realizamos um grande projeto de educação ambiental, com os alunos do ensino fundamental da Prefeitura de São Gonçalo. Além disso fui presidente do PTB jovem, PR Jovem, fiz parte da Juventude Republicana do R.J. representando São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá, Tanguá e Rio Bonito.

Já concorreu em outras eleições? 

Não. Mas já fui candidato  para o cargo de conselheiro tutelar em nossa cidade.

Qual sua expectativa para as eleições deste ano? 

Mesmo sendo pré-candidato a vereador em um dos piores momentos que vive o cenário político,com uma grande crise política e econômica,  estou confiante pois a população de uma maneira geral, tem um único sentimento de mudança, de renovação, ou seja, exatamente tudo isso que nossa pré-candidatura representa.

Se for eleito, quais projetos pretende defender no legislativo de São Gonçalo? 

Hoje estamos vivendo uma crise econômica e política, tendo como reflexo o afastamento das pessoas e o total descontentamento com o cenário político que temos hoje. Por isso acredito que temos que governar com o povo e não para o povo, como muitos políticos pensam ainda. Por acreditar que é possível contribuir significativamente, para juntos construir uma cidade bem melhor, terei um olhar especial para a educação, meio ambiente e juventude.

O seu partido apoiará um pré-candidato à prefeitura, que é o atual prefeito Neilton Mulim. Quais chances você vê para que ele possa ganhar a eleição e por quê? 

Como disse nas respostas anteriores, vivemos uma grande crise econômica e política e a mesma também reflete em nossa cidade. Por isso acredito na reeleição de nosso atual prefeito Neilton Mulim, pois com todos os fatores negativos e com várias prefeituras bem próximas a nossa, que passa por grandes dificuldades, o prefeito aqui em nossa cidade continua pagando o salário dos servidores em dia e além disso fez inúmeras obras importantes, como podemos citar a Construção do Primeiro Teatro Municipal, Primeiro Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem; Criação do Primeiro Café Social do Trabalhador - Centro e Alcântara; UMPA do Pacheco; Criação do Centro Dia; Academias da Saúde; Criação do Núcleo dos Ostomizados; Projeto Música nos Bairros; Sede Própria para o Centro de Inclusão Municipal; Criação de Clinica Municipal Gonçalense - Barro Vermelho e Alcântara; Reforma, ampliação e modernização do PAM Neves, mais de 60 novos Consultórios Odontológicos. Sabemos que ainda existem muitas coisas para serem feitas, porém, temos que lembrar que temos uma grande cidade com mais de 1 milhão de habitantes e poucos recursos.

Quantos votos você precisa para ser eleito? 

Essa depende do fator sobre o quociente eleitoral que define os partidos e/ou coligações que têm direito a ocupar as vagas em disputa nas eleições proporcionais. O que eu posso te garantir que temos quer o maior números de voto, para conquistar essa importante vitória.

Para você, nas eleições os religiosos fazem a diferença? 

De acordo com as pesquisas São Gonçalo é uma cidade com bastante número de pessoas que declaram sua religião, por isso acredito que independente das questões religiosas, todos nós somos eleitores e gonçalenses e portanto o resultado será baseado em relação ao cidadão.Enfim, a população vai decidir o que for melhor para cidade.

A sua comunidade apoia sua candidatura à vereador? 

Sim. Porém, como sempre afirmo ninguém consegue a totalidade de sua localidade, até porque existem vários outros candidatos, que tambem residem aqui e de outras localidade, que também tem amigos por aqui. Então é natural que não tenhamos a exclusividade.

Como você avalia o governo do atual prefeito Prefeito Neilton Mulim? 

Bom. Todas as administrações que nossa cidade já tiveram, deram sua contribuição, mesmo sabendo que existiram alguns erros. Então acredito que ao longo da eleição, os eleitores terão a oportunidade de confirma as realizações  do governo do nosso prefeito Neilton Mulim.

Qual sua opinião sobre o trabalho que vem sendo feito pelo legislativo de São Gonçalo? 

Essa resposta será respondida com duas perguntas que faço aos leitores do seu blog. Quem lembra em qual vereador votou? Quem participa das sessões na Câmara dos Vereadores? Essas perguntas servem para termos uma ideia de que a maioria da população, não acompanha as questões políticas de nossa cidade, e isso é um grande erro nosso, como moradores dessa cidade tão maravilhosa chamada São Gonçalo.

Se for eleito, quais temas você dará prioridade na Câmara? 

Quero continuar contribuindo e fortalecendo a questão ambiental de nossa cidade, para que desta maneira possamos implantar em todas as escolas, a educação ambiental que é um tema hoje importante, pois impacta no dia-a-dia de todos nós. E, além disso, dar apoio e incentivo a todas as questões relacionadas à nossa juventude, através da profissionalização, esporte, lazer e cultura.

Você acredita que tem boas chances de ser eleito vereador? Por quê? 

Sim. Mesmo tendo a consciência de que estou participando de uma eleição que é considerada a mais difícil, que é a eleição de vereador. Quero afirmar aos amigos que torcem por mim e a você que está me conhecendo agora, que temos reais chances de ganhar eleição, por isso estou colocando meu nome a disposição de nossos eleitores, para que ao se confirmar a minha candidatura, possam ter realmente uma nome que representa a renovação em nossa política.

Chegando à câmara, como pretende atuar? 

Como afirmei terei um olhar para o meio ambiente, juventude e educação, contudo não vou deixar de olhar para todas as outras questões e acima de tudo isso, exercer realmente o papel do vereador que é  elaborar, apreciar, alterar ou revogar as leis de interesse para a vida do município e também fiscalizar os atos do Executivo.

Para você, qual é o maior problema de São Gonçalo atualmente. 

São Gonçalo, é um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, nossa a população é de mais de 1 milhão de habitantes, atualmente, o segundo município mais populoso do estado (atrás apenas da capital) e o 16º mais populoso do país. A cidade é a que tem a menor receita per capita entre os 92 municípios do estado. Então já dar pra imaginar que temos grandes problemas, sempre falo que por mais que se faça muito aqui, ainda é muito pouco, pois a população precisa de muitas coisas.

Além da sua família, a comunidade, você conta com o apoio de algum político da nossa região para apoiar sua campanha? 

Não. Minha pré-candidatura é apoiada por amigos que acreditam que o meu nome representa a renovação que a Câmara dos Vereadores precisa. Então humildemente recebi esse desafio e missão, que a cada dia se consolida através do apoio popular e o carinho que recebo de nossos gonçalenses.

Para finalizar nossa entrevista, deixe suas considerações finais e uma mensagem à população de São Gonçalo e nossos leitores em geral.  

Primeiramente quero agradecer a Deus, a minha família, aos meus amigos, que acreditam em minha pré-candidatura, e quero registrar o meu agradecimento eterno ao meu amigo e Vereador Gevu, que considero como uma referencia na política de nossa cidade. Minha pré-candidatura não é uma vontade pessoal, ou uma questão de vaidade e sim atendendo a vontade de vários amigos. Agradeço ainda você meu amigo Claudionei Abreu, que eu tenho certeza que a cada dia crescerá profissionalmente, parabéns por esse espaço aqui do Blog A política RJ. Quero afirmar que se for da vontade de Deus, do Solidariedade e do povo, reafirmo minha pré-candidatura. Um sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.

-

Se você pretende se candidatar a vereador em São Gonçalo e quer informar suas idéias e projetos para a população, através deste canal de notícias, entre em contato com o nosso blog pelo facebook: www.facebook.com/apoliticarj - Envie mensagem em modo privado.