A entrevistada desta vez é a pré-candidata a vereadora pelo partido Rede Sustentabilidade, Fátima Cristina Miranda da Silva, de 54 anos. Moradora do bairro Vila Iara e filiada à REDE, a bandeira que a pré-candidata defenderá, caso consiga uma cadeira no Legislativo Gonçalense, é defender a cultura. Confira a bela entrevista cedida pela pré-candidata ao nosso blog:

Conte um pouco para nós quem é você:

Sou uma pessoa de vida simples. Fui comerciante na cidade até o final dos anos 90, no inicio do ano 2000 me encontrei na arte e mudei tudo na minha vida. Sou casa com o musico Paulinho Souza desde 2003 e daí me dediquei a esse universo da música. Fiz vários cursos de produção e à partir disso, trabalho com produção de shows.

Aproveite e conte um pouco da sua trajetória. Como e por que entrou política? 

Minha história começou com a cantora Fatima Regina, com ela comecei a fazer produções em bares da Zona Sul de Niterói e do Rio de Janeiro, teatro e Sesc. Comecei a ficar conhecida pelo meu trabalho sério e objetivo. Logo depois fui convidada pelo produtor Robson Sales para trabalhar em grandes eventos na cidade de Araruama. Durante 10 anos fizemos festa do aniversário da rede de supermercados só ofertas, exposições, agropecuária, carnaval 2013 e 2014, reveillon, 1º mostra de dança, exposições raízes concretas na casa da cultura. Participei do 4º do 4° salão de leitura de Niterói fazendo a produção dos cantadores de histórias com leda Lessa e também do lançamento do livro infantil da escritora valéria Fonseca. produzi musicalmente o evento para o festival 6 continentes (06/12/2014) em São Gonçalo através do movimento identidade cultural, onde fui homenageada com uma moção de aplausos da câmara de vereadores de São Gonçalo. no início de 2015 fui convidada para ser superintendente de artes plásticas na fundação de artes são Gonçalo, comecei uma nova atuação na cultura, me especializei em artes, no museu de artes do rio (mar). porém, meus melhores mestres de artes foram os artistas da cidade, tive uma ótima aceitação dos mesmos. na fundação de artes São Gonçalo fiz vários trabalhos culturais: literatura de cordel; exposições de artistas plásticos, de fotografias, artesanatos, esculturas de cera; abertura do salão carequinha com exposição coletiva dos artistas da cidade homenageando o centenário do George Savalla/o palhaço carequinha; saraus; vários lançamentos de livros de escritores da cidade, e também trouxe pela primeira vez em ão Gonçalo o ator/diretor/escritor Anselmo Vasconcelos para lançar seu livor ' a volta ao mundo' no qual foi presenteado pela câmara de vereadores da cidade com uma moção de aplausos. meu universo é a cultura, sou ativista multicultural. fui convidada por três (3) partidos para atuar na política e optei pela rede sustentabilidade, por ser um partido transparente e que o objetivo é fazer com que a população se protagonista dos projetos de lei no município, essa é a visão da rede sustentabilidade, por isso tive essa escolha, uma vez que assim que penso que se faz politica.

Quais são suas experiências políticas?

Conforme dito na resposta anterior eu entrei na política através da cultura, ou seja, a cultura me levou para a política. no entanto, sempre fui ativista politica como cidadã, partidária é a primeira vez.

Já concorreu em outras eleições? 
não.

Qual sua expectativa para as eleições deste ano?

Acredito que hoje a população está mais atuante e de olhos bem abertos nos candidatos. farão a escolha certa, elegendo políticos ficha limpa, políticos que tenham transparência com a população. as mudanças realizadas pelo TRE também foram bastantes significativa e apoio todas.

Se for eleita, quais projetos pretende defender no legislativo de São Gonçalo?

Sou pré candidata pela cultura, e pretendo aumentar a participação de artistas do município nos eventos culturais já existentes, e junto com eles definir uma pauta maior de eventos culturais na cidade, com o apoio do poder público. promovendo acesso a cultura a todos os gonçalenses através de programas que permitam essa integração.  melhorando a casa das artes, dando oportunidades de acesso a todos e conhecimento de todas as artes plásticas e todos os artistas gonçalenses e convidados.

O candidato a prefeito do seu partido é o atual vereador Diego são paio. por que você acha que ele pode ser eleito de São Gonçalo?

Diego faz a diferença! é o mais preparado, é transparente, vereador atuante, tendo mais de 200 requerimentos e 27 projetos de lei aprovados na câmara. apesar de tão jovem, já acumula experiência, sabe bem as necessidades da população e deseja saber do povo propostas para melhoria da nossa cidade.

Quantos votos você precisa para ser eleita?

Não tenho ainda essa informação

Para você, nas eleições os religiosos fazem a diferença?

Toda a população faz a diferença, e isso independe de religião. juntos somamos

A sua comunidade apoia sua candidatura a vereadora?

Moro num bairro pequeno (sub bairro) e mesmo tendo outros pré candidatos tenho sido bem aceita, a população quer mudança e nós da rede somos essa mudança.

como você avalia o governo do atual prefeito Neilton Mulim?

Um governo confuso e sem direção.

Qual sua opinião sobre o trabalho que vem sendo feito pelo legislativo de São Gonçalo?

Gostaria de ver mudança, renovação na câmara, são 27 vereadores, precisamos contar com no minimo 9 e só 5 vereadores são participativos.

Se for eleita, quais temas você dará prioridade na câmara?

Valorização dos nossos artistas, preservação da memória gonçalense, lutar para implementar a cultura nas escolas públicas, fazendo com que as crianças e jovens tenham desde cedo acesso a arte (artes visuais, música, teatro, cinema, dança etc) levar aos gonçalenses a oportunidade de leitura através das midiatecas (bibliotecas digitais) nos bairros e escolas.

Você acredita que tem boas chances de ser eleita vereadora? por que? 

Eu acredito na mudança e eu me encaixo nessa mudança. a população está mais atenta.

Chegando à câmara, como pretende atuar?

Com responsabilidade e determinação, de maneira transparente com a população artística de São Gonçalo e toda a população da minha cidade.

Para você, qual é o maior problema de São Gonçalo atualmente?

Não existe "maior problema" São Gonçalo vive hoje uma situação muito difícil, um caos urbano em todo seguimento: segurança pública, educação e cultura, saúde, desenvolvimento econômico...

Além da sua família, a comunidade, você conta com o apoio de algum político da nossa região para apoiar sua campanha?

No momento, apenas amigos, familiares e a comunidade estão me apoiando.

Para finalizar nossa entrevista, deixe suas considerações finais e uma mensagem a população de São Gonçalo e nossos leitores em geral.

Muito obrigada pela oportunidade de poder deixar registrado o que sou e pretendo para a cultura do município. meu profissionalismo, minha sinceridade, minha alegria, são as principais características para exercer o meu trabalho. peço aos eleitores que analisem os candidatos, que votem, pois o voto é muito importante para uma mudança política. precisamos de mudança, e a mudança está no voto certo. não esqueçam da democracia ela foi a nossa conquista.

-

Se você pretende se candidatar a vereador em São Gonçalo e quer informar suas idéias e projetos para a população, através deste canal de notícias, entre em contato com o nosso blog pelo facebook: www.facebook.com/apoliticarj - envie mensagem em modo privado.