O pré-candidato entrevistado pelo blog A política RJ desta vez é Zé Roberto Figueiredo, funcionário público, 46 anos, atualmente morador de Alcântara. Nestas eleições, o PRB (Partido Republicano Brasileiro) lança a pré-candidatura de Zé Roberto ao Legislativo Municipal. A bandeira política do pré-candidato é, dentre outras, lutar pelo esporte e educação.

Conte um pouco para nós quem é você:

Casado, 3 filhos, nascido e criado no bairro do Laranjal, vindo de família humilde e batalhadora, consegui com muito sacrifício e força de vontade passar num concurso público estadual no ano de 1995.

Aproveite e conte um pouco da sua trajetória. Como e por que entrou política?
Quais são suas experiências políticas?

Cresci em um bairro onde sempre foi abandonado pelo poder público; problemas de urbanização como a falta de pavimentação das ruas e  de saneamento básico; sem área de lazer para as crianças; alto índice de violência, dentre outras carências como saúde e educação. Ou seja, um bairro totalmente abandonado pelos governantes. Diante de todos esses problemas, me coloquei à disposição para ajudar a mudar esse quadro caótico e deprimente que assola todos os bairros do nosso município. Minha experiência política vem no apoio da candidatura do meu irmão Fernando Figueiredo a vereador na eleição de  2012 que, mesmo sem qualquer tipo de recursos financeiros, obteve 971 votos. Como ele não vem candidato esse ano, cedeu sua vaga para que eu continuasse nosso projeto real de mudança no município.

Já concorreu em outras eleições?

Não, mas agora nossa hora chegou.

Qual sua expectativa para as eleições deste ano?

Vão ser a mais disputada da história da cidade. Devido ao desgaste politico que ocorre em nosso país, o povo se encontra descrente com a política. Vão crescer o número de abstenções e votos nulos e brancos. O fisiologismo, o coronelismo, a compra de votos,  que durante décadas fizeram que nossa São Gonçalo não saísse do sistema feudal, hoje não será mais aplicado por esses políticos que adotam tal prática. A sociedade hoje esta mais sabedor dos seus direitos e deveres, existe uma consciência política e social da população gonçalense. Vamos fazer uma campanha no corpo á corpo, sabendo a real necessidade de cada morador, vamos levar as nossas idéias a cada família. Essa eleição vai ser atípica.

Se for eleito, quais projetos pretende defender no legislativo de São Gonçalo?

Temos um projeto na área da segurança pública que batizamos de  " Polígono de Segurança Municipal " que vão trazer uma sensação de segurança a população. Vamos tentar trazer também, junto ao prefeito, creches comunitárias, para que as mães possam deixar seus filhos para poderem trabalhar, e também propor a implantação de quadras poliesportivas nas praças públicas, com atividades que contemplam a 3ª idade, bem como, trazer o esporte e lazer para a população.

O seu partido tem um pré-candidato a prefeito, o vereador Dejorge Patrício. Para você, por que ele pode ser eleito prefeito de São Gonçalo?

O meu partido, o PRB, terá candidatura própria e quem vai concorrer a majoritária, será o vereador Dejorge Patrício. Eu acredito e tenho plena confiança que o Dejorge Patrício será nosso prefeito, pois ele é o único dentre outros candidatos, que esta em ascensão política. Foi o vereador mais votado em 2012 com 6.391 votos e, em 2014 concorreu ao cargo de Deputado federal obtendo 30.533 votos. É o único candidato capaz de realizar a transformação necessária que o município  necessita.

Quantos votos você precisa para ser eleito?

O suficiente para se eleger.

Para você, nas eleições os religiosos fazem a diferença?

Acredito que todas as camadas da sociedade podem sim fazer a diferença numa eleição. Mas como disse numa resposta acima, essa eleição vai ser atípica.

A sua comunidade apoia sua candidatura à vereador?

Sim, temos o apoio da comunidade, de alguns segmentos da sociedade civil organizada, de todas as nossas famílias e  amigos.

Como você avalia o governo do atual prefeito Prefeito Neilton Mulim?

Péssimo. O governo esta desgastado por falsas promessas durante a campanha passada. Com uma arrecadação em mais de 214 milhões, São Gonçalo é uma cidade com grandes recursos que poderiam ser melhor empregados, como na infraestrutura ,na mobilidade urbana, no saneamento básico, na saúde, educação  etc.  Falta  lisura ao prefeito Neilton Mulim

Qual sua opinião sobre o trabalho que vem sendo feito pelo legislativo de São Gonçalo?

De péssima qualidade, primeiro eles esquecem das suas atribuições  que são duas funções típicas: a função legislativa e a função fiscalizadora. A primeira consiste em elaborar, apreciar, alterar ou revogar as leis de interesse do município, ou da própria sociedade, através da iniciativa popular. A segunda função, consiste na atividade que o Poder Legislativo exerce para fiscalizar o ato Executivo. Mas o que vemos são os legisladores do município trocando lâmpadas nas ruas, fornecendo tijolos, remédios e, pasmem, até comprando dentaduras para os eleitores.

Se for eleito, quais temas você dará prioridade na Câmara?

Educação será prioritário. Como já dizia o filósofo e matemático Pitágoras :"Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens." Os professores precisam estar motivados a dar aulas.
Segurança, saúde, esporte e lazer também terão atenção especial durante meu mandato.

Você acredita que tem boas chances de ser eleito vereador? Por que?  Chegando à câmara, como pretende atuar?

Sim, sou um soldado a serviço do povo que não tem medo de ir a guerra. E se for a vontade do criador, ganhando a vaga no legislativo, atuaremos de forma transparente, proba, com honestidade , para honrar a cada voto em mim depositado. Faremos a diferença na câmara; podem apostar.

Para você, qual é o maior problema de São Gonçalo atualmente. 

São Gonçalo é uma cidade adoecida. Uma metrópole abandonada pelos gestores há décadas.Falta crescimento econômico; geração de emprego e renda; mobilidade urbana; sistema de saúde caótico; violência urbana desenfreadas;  regiões periféricas abandonadas onde falta saneamento básico, infraestrutura; sistema educacional entregue as "baratas". Enfim, os problemas são diversos, fica praticamente impossível enumerar apenas um.


Além da sua família, a comunidade, você conta com o apoio de algum político da nossa região para apoiar sua campanha?

O principal é o apoio do futuro prefeito Dejorge Patrício.

Para finalizar nossa entrevista, deixe suas considerações finais e uma mensagem a população de São Gonçalo e nossos leitores em geral.

Gostaria de agradecer o site A POLITICA RJ pela oportunidade de expressar minhas idéias e propostas políticas. Essa iniciativa é muito importante para nós que trabalhamos sem qualquer recursos financeiros, vocês estão de parabéns. E para todos os nossos eleitores, esperam que tenham gostado da entrevista, mesmo sabendo das dificuldades que vamos enfrentar nesse pleito, buscaremos sempre o melhor para a tão sofrida, mas aguerrida população gonçalense. Um forte abraço a todos e seguimos nessa corrente do bem

-

Se você pretende se candidatar a vereador em São Gonçalo e quer informar suas idéias e projetos para a população, através deste canal de notícias, entre em contato com o nosso blog pelo facebook: www.facebook.com/apoliticarj - Envie mensagem em modo privado.