Dr. Eliano Enzo comemora em artigo para o Blog A política RJ
o Jubileu de Ouro da 8º subseção de São Gonçalo.

Foto: Marcio Oliveira
Em comemoração aos 50 anos da 8º subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Gonçalo, o presidente da Instituição, Dr. Eliano Enzo, neste artigo ao blog A política RJ, com exclusividade fala das conquistas da sua administração e do prazer de administrar a ordem neste ano jubilar.  

Estar à frente da oitava subseção da OAB de São Gonçalo neste ano jubilar é para mim uma grande honra. Fui eleito no pleito de novembro de 2015 para o triênio 2016 /2019 fazendo parte do Grupo Colmeia o qual me orgulho muito, pois este faz parte da própria

história da OAB em São Gonçalo.

De uma pequena sala instalada no antigo fórum do bairro Zé Garoto em São Gonçalo,
para uma ampla sede na travessa Euzelina com auditório e escritório compartilhado; da
construção do novo fórum no bairro de Santa Catarina por solicitação da OAB de São Gonçalo na administração Colmeia, pois a princípio seria no bairro do Vila Lage; da implementação da Justiça Federal em São Gonçalo; da conquista de uma pequena sala na Justiça do Trabalho que era uma demanda dos advogados trabalhistas da cidade; dos juizados especiais cíveis que por intermédio do grupo colmeia ficou instalado no próprio fórum do Zé Garoto, hoje Câmara dos Vereadores; da criação do projeto expresso que só existia na OAB da Barra da Tijuca e na OAB de São Gonçalo é que podemos reconhecer neste grupo como aquele que sempre trabalhou em prol do advogado.

Já nesta gestão, iniciada a partir de 04 de janeiro de 2016, pode-se perceber que a
valorização do advogado continua sendo a meta principal e tem como aliada a ESA (Escola
Superior de Advocacia), que já vem trabalhando de forma a construir em São Gonçalo um
perfil de profissional do direito que não vai dever nada a nenhum outro advogado do Brasil.
Em menos de seis meses já foram realizados 02 cursos semanais de capacitação em
módulos visando o aprendizado do novo CPC além de um seminário realizado na sede da OAB de São Gonçalo com mais de oito horas de duração. Também foi realizado um seminário sobre direito e justiça do trabalho que teve como palestrantes juízes e advogados de renome no assunto. 

O primeiro simpósio de direito digital do Grande Rio que teve como foco as eleições 2016 e que reuniu no auditório da subseção membros de partidos políticos e pessoas interessadas no assunto, foi realizado na OAB de São Gonçalo e foi promovido pela comissão digital. As prerrogativas dos advogados ganharam destaque em um encontro feito para atualizar tais questões e contou com a presença do Dr. Luciano Bandeira, responsável pela comissão de prerrogativas da Seccional do Rio de Janeiro. Além da valorização do advogado, a OAB de São Gonçalo busca atuar junto a sociedade seja pela demanda judicial, por esclarecimento ou pela prestação de serviços.

Nestes focos a OAB está atenta aos acontecimentos que prejudicam a nossa população e por isso ajuizou junto ao Ministério Público, uma ação civil pública contra a concessionária Ampla de energia elétrica solicitando o ressarcimento dos valores cobrados de forma abusiva dos consumidores nas contas de janeiro de 2016. Na semana do consumidor, a OAB de atendimento de forma gratuita para quem buscavam ajuda no posto de atendimento instalado na Praça Dr. Luiz Palmier no centro da Cidade. A OAB de São Gonçalo também foi as ruas esclarecer a população sobre o Zica Vírus e de como combater o Aedes Aegypti e também mostrou a população sobre questões relacionas a sustentabilidade com dois stands localizados na praça Dr. Luiz Palmier no centro da cidade e na Rua Yolanda Saad Abzaid em Alcântara. A OAB esteve presente nas ocupações ocorridas nas escolas estaduais de São Gonçalo através da sua comissão da criança e do adolescente buscando intermediar os conflitos protegendo os alunos no que que fosse necessário fornecendo para isso amparo legal. Atuou de forma efetiva nas enchentes que aconteceram em São Gonçalo distribuindo água e promovendo em sua sede audiência pública onde cobrou as autoridades melhores condições de moradia para os desabrigados pelas chuvas. 

As portas do auditório da OAB de São Gonçalo estiveram abertas para receber o
público em geral para discutir diversos temas em eventos elaborados pelas comissões e que foram elogiados pelos participantes. A OAB Mulher usou o espaço para esclarecer assuntos pertinentes ao dia a dia da mulher em duas rodas de conversa cujo os temas foram “A violência psicológica” e “A saúde mental da mulher” que contou com profissionais das áreas. A Comissão do meio ambiente realizou uma tarde para promover a semana do meio ambiente em um evento que contou com a presença de vários alunos e mostrou, através de palestras, as diversas formas de proteger o planeta. A Comissão de igualdade social e homofobia promoveu o “Encontro com África” e durante quase cinco horas, diversos temas relacionados a estrutura, relações sociais, trocas culturais dentro outros, foram expostos e debatidos pelos presentes. Realizou em comemoração ao dia do advogado trabalhista, uma cerimônia onde homenageou Juízes do Trabalho que atuam em São Gonçalo, serventuários da Justiça do Trabalho e advogados que atuam com direito do trabalho. 

A oitava subseção de São Gonçalo apoiou a manifestação dos juízes da Justiça do Trabalho e se fez presente com a comissão do direito do trabalho no ato realizado em repúdio ao corte orçamentário de 90% das verbas.

As conquistas também representam a força de vontade com que essa administração
vem atuando em benefício dos colegas advogados. O transporte já é uma realidade e o micro-ônibus já trafega de forma experimental entre os fóruns da cidade e em breve estará de forma definitiva facilitando a vida e economizando o tempo dos advogados. A Tv Oitava foi criada para servir de mais um canal de comunicação da oitava subseção e pelo site,
www.tvoitava.com, é possível acompanhar tudo o que acontece na OAB de São Gonçalo,
palestras e informações. O Site da entidade, www.oabsg.com.br, foi todo reformulado e mais amplo, oferece diversos serviços além de facilitar a interatividade. A liberação de uma sala para o advogado atender os seus clientes no presidio Patrícia Acioli, está sendo aguardada e marcara uma ampla conquista não só para a OAB de São Gonçalo, mas para todas assubseções da região pois será o primeiro presidio do Brasil a contar com esta sala.

O volume de realizações nestes seis meses, demonstram a vontade deste grupo de
advogados em querer fazer história em São Gonçalo e de como a história vem colaborando
para mostrar o valor do profissional do direito de nossa cidade.

Eliano Enzo da Silva
Presidente da 8ª Subseção da OAB São Gonçalo