Diego São Paio apresenta 'São Gonçalo em Rede'
Foto: Assessoria 
Pensar uma cidade melhor ficou mais fácil. A executiva municipal da Rede Sustentabilidade lançou a “São Gonçalo em Rede”, uma plataforma colaborativa online que permite à população sugerir ideias e compartilhar com amigos e familiares nas redes sociais.

Vereador e pré-candidato à Prefeitura pela Rede, o administrador Diego São Paio acredita que a plataforma será uma ferramenta de participação da sociedade na rotina política da cidade, tornando o cidadão um agente transformador de sua realidade.

“Precisamos pensar grande para São Gonçalo. Temos todas as ferramentas para fazer da nossa cidade um local digno de seu tamanho e importância. Merecemos uma cidade mais segura, mais limpa, com atendimento médico digno, com ruas pavimentadas, com saneamento básico, melhores escolas e creches. O “São Gonçalo em Rede” surge como mais uma alternativa de participação popular, afinal ninguém melhor que o próprio morador para indicar o que a cidade precisa”, afirmou Diego.

Em visita ao município de Rio das Ostras na última quinta, a ex-senadora Marina Silva, elogiou a iniciativa.

“Estou muito feliz em ver o surgimento de novas práticas que colaboram para a gestão participativa. São Gonçalo está nos dando o exemplo do quão importante é construir a política com as pessoas”, declarou a fundadora do partido.

A novidade agradou a enfermeira Maria de Lourdes Machado, moradora do Boaçu há mais de 20 anos, que já inseriu uma lista de sugestões no São Gonçalo em Rede, intervenções básicas que a Prefeitura não tem cumprido, como pavimentação e iluminação pública.

“Eu amei saber que vou poder participar das coisas que acontecem em minha cidade. O povo é quem realmente conhece os detalhes e, muitas vezes, tem excelentes ideias, mas não sabe bem como divulgar aos representantes. Aproveitei o facebook da minha filha para colocar as minhas propostas e as dela. Eu sugeri que troquem as lâmpadas aqui do bairro. Há muitos assaltos acontecendo por causa da escuridão. Isso é urgente!”, opina Ana Maria.

Como participar – Ao acessar o São Gonçalo em Rede (www.saogonçaloemrede.com.br), o usuário precisa fazer o login com o Facebook e descrever a sua proposta, podendo anexar fotos e vídeos. Depois, deve selecionar a categoria na qual a sua sugestão está inserida (acessibilidade, cultura, desenvolvimento econômico e social, educação, esporte, habitação, infraestrutura, meio ambiente, segurança, transporte e mobilidade). Daí, é só clicar em "enviar". A ferramenta ainda permite ao usuário votar e comentar nas propostas já publicadas, e compartilhar sua participação nas redes sociais.