Pré-candidato a prefeito pela Rede, Diego São Paio inaugura
plataforma colaborativa online programática de governo.
Foto: Carú Pastor
Elaborada pelo Rede Sustentabilidade, ferramenta permite que as sugestões sejam avaliadas pelos próprios moradores e compartilhadas nas redes sociais.

A Rede Sustentabilidade São Gonçalo lançou nesta terça-feira (12.07) a São Gonçalo em Rede, plataforma colaborativa online que permite à população sugerir ideias e compartilhar com amigos e familiares nas redes sociais. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, realizado no Colubandê.

Porta-voz da REDE, o professor André Correia comemorou a oportunidade de promover a nova política em São Gonçalo, incluindo a população nas decisões que serão tomadas.

“A Rede Sustentabilidade nasceu com esta proposta de engajar a população a fazer parte da política e fazer valer o interesse coletivo. Queremos que cada gonçalense reflita sobre como vai mudar seu bairro e sua cidade. A mudança real começa quando nós decidimos tomar posição”, afirmou.

Para o vereador Diego São Paio, a São Gonçalo em Rede dá chance ao morador de se tornar protagonista da história da cidade e promover mudanças a partir de suas reivindicações. O parlamentar acredita que somente em parceria com os cidadãos será possível construir um novo futuro, abandonando o velho jeito de fazer política, no qual somente o poder importa.

“Muito se fala de inovação e isso é a inovação na prática. Atualmente temos uma cidade mal planejada devido a más decisões politicas. Pouco se fala de metas, de programas, de planejamento de boas ideias. Precisamos abandonar esta política na qual as decisões são tomadas dentro de gabinetes. Esta é uma noite histórica para a cidade. Nós vamos passar, mas as boas ideias vão ficar, gerando mudança, engajando outras pessoas. A cidade está clamando por isso. E daqui a 30 anos poderemos dizer que participamos dessa grande mudança. Cada ciclovia,  sugestão de saúde, de pavimentação será como deixar a nossa marca por políticas públicas estruturantes”, declarou Diego, pré-candidato a prefeito pela Rede.

Como participar – Ao acessar o São Gonçalo em Rede (www.saogoncaloemrede.com.br), o usuário precisa fazer o login com o Facebook e descrever a sua proposta, podendo anexar fotos e vídeos. Depois, deve selecionar a categoria na qual a sua sugestão está inserida (acessibilidade, cultura, desenvolvimento econômico e social, educação, esporte, habitação, infraestrutura, meio ambiente, segurança, transporte e mobilidade). Daí, é só clicar em "enviar". A ferramenta ainda permite ao usuário votar e comentar nas propostas já publicadas e compartilhar sua participação nas redes sociais.