Exibindo Alexandre Gomes.jpg
Alexandre Gomes é autor do projeto
Foto: Divulgação 
O suicídio é um ato complexo cuja causa mais comum é um transtorno mental ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. Tais dificuldades podem fazer com que o individuo tire a própria vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é preciso ter atenção nessa questão, que é considerado um problema de saúde pública, e que atualmente não é tratado e prevenido de forma eficaz. Diante desse quadro, o vereador Alexandre Gomes (PSB), apresentou o projeto de lei 0172 que inclui no Calendário Oficial de São Gonçalo, a “Semana de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio”.

De acordo com o texto a “Semana de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio” deverá ser realizada anualmente, na semana que compreender o dia 10 de setembro- Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Segundo o PL a semana tem por finalidade a reflexão e a conscientização sobre esta temática, além de criar um espaço de avaliação e ampla divulgação do distúrbio. O texto diz ainda que a ideia é disponibilizar canais de ajuda e depois encaminhar as demandas para órgãos responsáveis, como as secretarias municipais de saúde, educação e também através de parcerias com Organizações Não Governamentais que desenvolvam atividades de prevenção ao suicídio e valorização da vida. Para o autor do projeto, é de suma importância a criação de políticas públicas voltadas para essa causa.

“No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV), Organização Não Governamental, já realiza um trabalho importante há mais de 50 anos. Esse trabalho pode nortear a organização da Semana de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, pois existem postos espalhados por várias cidades e voluntários preparados para tratar do assunto com a sociedade”, afirmou o parlamentar.