Foto: Carú Psstor
Mais de 300 pessoas participaram da Bicicletada do candidato Diego São Paio na manhã de ontem. O público pedalou da Praça do Rodo, no Centro, até o Gradim, e retornou ao ponto de origem. Durante o percurso, os ciclistas enfatizaram com músicas e palavras de ordem a importância de investimentos em infraestrutura para este tipo sustentável de transporte.

Segundo Diego São Paio, a iniciativa contribui para uma campanha que já se destaca como inovadora na cidade, com programas online para apresentar propostas, o “Diego na Rede” e a plataforma colaborativa “São Gonçalo em Rede”, que reuniu ideias dos gonçalenses para o plano de governo da Rede Sustentabilidade no município. Autor da Lei Municipal 559/14, que instituiu a Semana de Incentivo ao Uso da Bicicleta no calendário oficial da cidade, o administrador defende a adoção de políticas públicas específicas e um modelo de mobilidade em que os pedestres sejam prioridade.

A mobilidade urbana é um dos grandes desafios de São Gonçalo. O crescimento sem planejamento e o maior volume de carros nas ruas têm causado verdadeiros “nós” no trânsito de nossa cidade. Temos um número significativo de pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte ou passeio na cidade, mas que convivem com o risco de acidentes devido à falta de estrutura e ao desrespeito dos motoristas no trânsito. Sentimos isso na pele hoje. Em todo o nosso trajeto, apenas a Rua da Caminhada está preparada para as bicicletas e, por isso, reforçamos nosso compromisso em criar um Sistema Integrado de Ciclismo, com a construção e restauração de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e bicicletários. A bicicleta é vantajosa tanto para o trânsito como para a saúde. São Gonçalo será uma cidade ciclável, planejada para as pessoas!”, defendeu Diego.

O candidato da REDE também reforçou que a bicicletada serve como alternativa para extinguir a tradição de carreatas de campanha, que causam prejuízo ao ao trânsito e ao meio ambiente, devido aos congestionamentos e à poluição.

O evento contou com o apoio de entidades importantes como o São Gonçalo Bike Club, o Mobilidade Bike, a União Gonçalense de Ciclista e a Bike Haus.