![]() |
Eduardo Gordo é candidato a vereador novamente Foto: Divulgação |
Eduardo Gordo já havia sido denunciado pelo Ministério Público Estadual. O filho do político, Aristeu Raphael Lima da Silveira, também foi acusado de receber em sua conta propina destinada ao pai. O grupo foi alvo de Operação da PF em julho de 2015. Na ação, o vereador Amarildo Aguiar foi preso. Ele continua na cadeia.
Ainda de acordo com o MPF, apenas no esquema envolvendo as três clínicas citadas na denúncia — que hoje estão fechadas —, o prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 566 mil, mas o desvio total ultrapassaria R$ 35 milhões. As fraudes aconteceram em outubro e novembro de 2005.
Os denunciados vão responder por peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
Eduardo Gordo disse que não vai se manifestar sobre o caso já que ainda não foi notificado pelo MPF. Sobre sua candidatura, ele afirmou que continuará na campanha por um lugar na Câmara. Segundo o MPF, a quadrilha da qual ele faria parte falsificava guias de serviços de saúde com dados fictícios de pacientes que não existiam e simulavam atendimentos que seriam cobrados do SUS.
A Secretaria municipal de Saúde, na época, era responsável por conferir a prestação de contas dos prestadores de serviço conveniados. O ex-vereador atuava nesta função. Conforme a denúncia, ele usava o cargo para constranger agentes públicos a aprovarem o pagamento integral, agindo como defensor dos conveniados.
A prefeitura disse que não vai se manifestar já que a fraude aconteceu em governo anterior.
Homens recolhem das bancas o suplemento 'Mais São Gonçalo', do Jornal Extra, que trazia a denúncia
Nesta madrugada, um grupo de 30 homens esteve em pontos de distribuição do jornal Extra para recolher o suplemento São Gonçalo, que trazia na capa denuncia do Ministério Publico Federal contra o ex-presidente da Câmara, Eduardo Gordo.
Fonte/Texto: http://extra.globo.com/casos-de-policia/ex-vereador-acusado-de-integrar-quadrilha-que-desviou-35-milhoes-da-saude-20182416.html#ixzz4LU4XVDM4
0 Comentários