Foto: Divulgação 
Candidato a prefeito participou de debate com alunos do Ensino Médio de em Neves e caminhou em Nova Cidade, onde ouviu desabafo de mãe que não consegue matricular filho com deficiência na rede pública de ensino. 

O candidato a prefeito Diego São Paio esteve na manhã desta segunda-feira (26) em caminhada no bairro Nova Cidade, onde apresentou suas propostas para a cidade. O administrador conversou com diversos comerciantes e moradores que reclamaram sobre segurança, educação e demora na execução de serviços, como troca de lâmpadas. No entanto, a ambulante Mirian Lira emocionou o candidato ao falar de sua dificuldade para conseguir uma escola para o filho.

“Meu filho tem 18 anos, não fala e não anda, mas ele quer muito ir ao colégio. Ele está fora da escola porque não tem professor de apoio. Ele já estudou em escolas particulares e municipais, mas eu não encontrei nenhuma outra escola que tivesse alguém para auxilia-lo, por isso hoje ele não estuda. A dificuldade para a educação inclusiva é muito grande”, desabafou Mirian, que mora em Nova Cidade há 19 anos.

Para o candidato da Rede Sustentabilidade, a educação é um dos meios mais eficazes na construção da plena cidadania. Diego São Paio se comprometeu a implementar a educação inclusiva na cidade e  a ampliar as vagas de creche, a partir da construção de novas unidades ou de convênios com aquelas que já atendem a população, investindo na adaptação dos espaços e na capacitação dos profissionais. Além disso, lembrou que seu programa de governo prevê ações de valorização dos educadores com a execução do Plano de Cargos e Salários e o incentivo à formação continuada.

“Nós queremos dar maior suporte para atendimento à Educação Inclusiva, com a contratação de professores de apoio, capacitação dos profissionais e a adequação das unidades, com rampas de acesso, instalação de barras de apoio, sinalização tátil, entre outras medidas”, explicou Diego.

Antes da caminhada, o candidato participou de um debate com alunos do Ensino Médio do Colégio Angela Soares, em Neves. A iniciativa faz parte de um projeto pedagógico sobre as eleições municipais para propor uma reflexão sobre a importância da política.

“Para melhorar o sistema político-eleitoral é preciso que os cidadãos tenham consciência da importância da política a cidade, o estado ou o país. Precisamos desenvolver uma conscientização política para formar cidadãos responsáveis, eleitores exigentes e políticos comprometidos com o Brasil. E nada melhor do que começar pelos jovens”, destacou Diego.

Agenda desta terça-feira (27)
10h - Sessão Plenária
20h41 - "Diego na Rede" sobre Cidade Sustentável: bate papo sobre propostas de governo pelo facebook