Foto: Carú Pastor
Candidato a prefeito conversou com população sobre educação integrada ao esporte e à cultura, com incentivos aos jogos e às bandas escolares. 
  
O candidato a prefeito Diego São Paio acompanhou o desfile cívico em homenagem aos 126 anos de São Gonçalo. Ao lado da candidata a vice Fernanda Temperini, o administrador ouviu pais de alunos e defendeu a importância de incentivar ações ligadas à cultura e ao esporte como parte do programa educacional da cidade.

Segundo o candidato da Rede Sustentabilidade, esporte e cultura funcionam como ferramentas de integração e inclusão social e devem funcionar de forma integrada. Nesse sentido, Diego defendeu retomar os Jogos Escolares, criar um fundo municipal para apoiar os atletas do município em competições e recuperar os espaços públicos e a infraestrutura das escolas, para viabilizar projetos esportivos e de lazer que coincidam com os interesses comunitários.

“O desfile é uma comemoração tradicional no calendário da cidade. É um orgulho para o aluno representar sua escola no desfile. Quando a criança e o adolescente entendem a importância de estar na banda e de praticar esportes, eles têm prazer em continuar na escola. É necessário conceber a prática esportiva como um meio de formação do cidadão”, destacou Diego.

Além da permanência na escola, o candidato ainda citou a necessidade de melhorar o rendimento municipal, já que as últimas notas da rede ficaram bem abaixo da meta nacional: 4,3 no Fundamental I e 3,2 no Fundamental II..

“Melhorar a qualidade do ensino depende de vários fatores, a começar pela primeira fase, a creche. Temos apenas 51 unidades e um déficit de 50 mil crianças de zero a cinco anos fora da escola. Vamos ampliar as vagas a partir da construção de públicas e convênios sérios com as que já atendem a população. Outra prioridade é executar o Plano de Cargos e Salários e ajustar a nossa porta de entrada, que é de apenas R$933, ao piso nacional. Também vamos inserir as categorias não contempladas, como as serventes. Todo ano os profissionais precisam protestar para conseguir o que têm por direito. Queremos manter um diálogo aberto com os educadores, que têm se esforçado muito para desenvolver um bom trabalho diante de más condições”, afirmou Diego.

Agenda
8h - Caminhada em Engenho do Roçado
10h - Caminhada em Rio do Ouro
13h - Gravação para TV
20h - Reunião com lideranças comunitárias no Jardim Catarina