Sinsdpef, OAB, TV Win e Rádio Aliança promovem primeiro debate entre nove candidatos a prefeito.
O Sindicato dos Servidores Públicos Efetivos (Sindspef), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SG), TV Win e Rádio Difusora Aliança, promovem no dia 21 de setembro, a partir das 18 horas, debate entre os candidatos a prefeito de São Gonçalo. Já estão confirmados o atual prefeito e candidato à reeleição Neilton Mulim (PR), Diego São Paio (Rede), Josemar Carvalho (PSOL), Marlos Costa (PSB), José Luiz Nanci (PPS), Dilson Drumon (PSDB), Brizola Neto (PDT), Dejorge (PRB) e Dayse Oliveira (PSTU).

O debate terá 5 blocos com transmissão ao vivo pela TV Win via internet e pela Rádio Aliança FM 98,7 a partir das 20 horas. O formato do debate será dinâmico e irá privilegiar as perguntas do público presente, em vídeo gravado e pela internet. 

“Nós promovemos debates entre prefeitáveis desde 2004, mas este será um marco na história da cidade. Graças às parcerias e à tecnologia disponível atualmente, haverá mais integração entre público e candidatos”, disse Rosangela Coelho, presidente do Sindspef. O debate poderá ser visto nos canais disponibilizados nos sites do Sindspef, OAB/SG e TV Win. 

Nos primeiros 4 blocos as perguntas, todas elas sorteadas, serão exclusivamente do público para os candidatos. No 5º e último bloco, o embate será entre os candidatos com perguntas e respostas entre eles. 

“Esperamos uma grande participação do público e um debate de alto nível entre os candidatos. São Gonçalo carece de propostas para um bom governo pelos próximos 4 anos. O eleitor terá após esse encontro um parâmetro de escolha, é isso que desejamos”, finalizou Rosangela Coelho.

Para Antonio Souto, o diretor da TV Win, o diferencial destas eleições será a transmissão do debate ao vivo.

"Nós tivemos uma experiência nas eleições passadas onde já havíamos transmitido, só que naquela ocasião não ao vivo, e esse ano o diferencial é que poderemos transmitir em tempo real e a expectativa é a melhor possível", disse. 

O jornalista diretor da TV online ainda comentou a importância da realização do debate e a honra de organizar um debate junto às outras instituições da cidade.

"É um grande prazer fazer parte desse grupo e torcemos para que de forma democrática esse debate seja conduzido, de forma a esclarecer para população quem são os candidatos e suas propostas. Nós torcemos para que vença o que tiver as melhores propostas, afinal, São Gonçalo é uma cidade de mais de 1 milhão de habitantes, a segunda maior cidade em população do estado, e que merece ter um olhar profissional e que merece ser respeitada pela capital. Nós queremos com essa iniciativa é mostrar que aqui tem valores, aqui tem pessoas que pensam em construir o município de forma mais justa mais igualitária para todos", concluiu.

O presidente da OAB São Gonçalo, explicou que cada entidade organizadora está se empenhando para a organização do evento que acontecerá no próximo dia 21 e a expectativa é grande já que o futuro da cidade está em jogo.  

"O debate se tornou tradicional, é a segunda vez que a OAB São Gonçalo organiza esse evento junto com outras entidades. O mais importante do debate é o fortalecimento da democracia, e abrir uma oportunidade onde candidatos terão o mesmo espaço para expor suas propostas. A organização deste ano não vai permitir tantas pessoas no auditório. Cada entidade terá direito a 45 lugares, decidindo cada uma a sua distribuição, na OAB será realizado um sorteio entre os advogados inscritos na cidade. Será disponibilizado um telão no espaço externo da sede para que todos possam acompanhar além do rádio e da web tv. A população poderá fazer perguntas pela internet além das perguntas gravadas nas ruas anteriormente", explicou o presidente da 8ª Subseção Eliano Enzo.

O editor do blog A política RJ, Claudionei Abreu, também comentou sobre a importância do debate para a cidade.

"Esse debate é de extrema importância para São Gonçalo. A população deve acompanhar o que pensa cada candidato, conhecer suas propostas e seus projetos para a cidade. E agora será muito mais fácil acompanhar, graças à transmissão ao vivo que será realizada pela internet, o que facilitará muito que o gonçalense possa acompanhar. Devemos fazer uma análise dos nove candidatos e saber qual deles é o mais preparado e capacitado para administrar a nossa cidade com eficácia", disse. 

O blog A política RJ também fará presença no tão importante debate entre os prefeitáveis, com matérias publicadas em tempo real durante a realização do debate.

Os gonçalenses poderão enviar perguntas aos candidatos pelo email debatesg2016@sindspef.org.br.


Mais informações pelo telefone 21 98563-4282.