Dayse Oliveira não foi convidada para o debate do G1
Foto: Divulgação/G1
Excluída do debate feito pelo site G1, da Globo, a candidata a prefeita de São Gonçalo pelo PSTU, Dayse Oliveira, foi convidada pelo blog "A política RJ" para responder algumas perguntas feitas no debate e permitir a possibilidade da candidata apresentar suas propostas. Primeiramente,
selecionamos cinco perguntas feita aos candidatos que participaram do debate. Essas perguntas foram formuladas pelos jornalistas do site. Em seguida, a candidata responde as perguntas do bloco pinga-fogo, onde ela pode responder apenas SIM ou NÃO para os temas apresentados.

Qual é sua proposta para acabar com o déficit de moradias em São Gonçalo?

Partimos de um plano de obras públicas para construir não somente moradias populares, mas também creches, postos de saúde, saneamento. Assim, podemos, ao mesmo tempo, melhorar as condições de estrutura, como também gerar emprego e renda para o gonçalense. Além disso, achamos que os imóveis abandonados, sem uso há mais de 10 anos, precisam ser expropriados e virar moradia popular.

Como será a relação com os vereadores para a aprovação de projetos na Câmara Municipal?

Queremos governar com Conselhos Populares. Os trabalhadores, organizados em cada bairro ou local de trabalho, é que devem decidir os rumos da cidade. Esses conselhos devem estar acima, inclusive da Câmara de Vereadores.

Como melhorar a arrecadação do município? A senhora pretende aumentar impostos?

Uma boa parte do orçamento municipal vai para o pagamento da dívida dívida pública. Nós achamos que a prioridade deve ser as necessidades da ´população, por isso queremos romper com a lei de responsabilidade fiscal. Tem uma outra coisa, o município deixar de arrecadar milhões com a isenção que os grandes empresários recebem. As empresas de ônibus e grandes redes de supermercado quase não pagam impostos nessa cidade. Queremos acabar com a isenção das grandes empresas e, além disso, adotar um imposto fortemente progressivo, onde os muito ricos paguem mais e os mais pobres sejam isentos.

Qual será a primeira medida do seu governo, caso seja eleito?

Suspender o pagamento da dívida.

O bloco pinga-fogo:

- Vai permitir e apoiar passeatas do orgulho LGBT? SIM
- É a favor da regulamentação do Uber? NÃO
- Investirá no transporte aquaviário? SIM
- Vai acabar com a dupla função de motoristas de ônibus? SIM
- Vai aumentar o número de radares? NÃO
- É a favor do uso de armas letais pela Guarda Municipal? NÃO
- Ampliará o piscinão de São Gonçalo? SIM
- Vai repassar verba municipal para escolas de samba? NÃO
- Vai regulamentar o transporte de passageiros por vans? NÃO
- É a favor da chamada aprovação automática nas escolas municipais? NÃO