Prof. Josemar (PSOL), Brizola Neto (PDT), Dilson Drumond (PSDB), Diego São Paio (Rede),
Marlos Costa (PSB) e Dayse Oliveira (PSTU) participaram do debate | Foto: Claudionei Abreu/A política RJ
Na noite desta quarta-feira (21), a 8º Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) São Gonçalo, a rádio Aliança, a Tv Win e o Sindicato de Servidores Públicos Efetivos de São Gonçalo (Sindpef-SG) realizaram um debate amplo com os candidatos a prefeito e a prefeita de São Gonçalo. 

Todos foram convidados, porém, Dr. José Luiz Nanci (PPS) e Neilton Mulim (PR) comunicaram ausência no debate. Nanci, por afirma haver falta de acessibilidade no local em que foi realizado o debate - na sede da OAB -, pois está com o pé quebrado e tem dificuldades de locomoção. Já Neilton, por estar cumprindo agenda. O debate foi mediado pela competente jornalista da Tv Win, Flávia Guimarães. 

Participaram do debate os candidatos Prof. Josemar, Dilson Drumond, Brizola Neto, Diego São Paio, Marlos Costa e Dayse Oliveira. Dejorge Patrício, que foi convidado, não esclareceu o motivo por faltar ao debate.

Expectativa
Segundo o professor Josemar, candidato do PSOL, a expectativa dele é realizar um debate bom, com respeito e qualidade.

"Estamos fazendo um debate de qualidade e onde a população pode participar. E estamos mostrando nossas propostas e desafios para a cidade", afirmou o candidato.

Diego São Paio, da Rede, afirmou que o momento é importante para apresentar propostas.

"Uma expectativa muito boa e um momento de informar a população das nossas propostas e posicionamentos. Parabenizo a iniciativa das instituições, uma iniciativa democrática e cidadã", disse.

Para Marlos Costa, (PSB) esse debate é uma importante iniciativa para a democracia gonçalense.

"Esse debate é um importante instrumento para a democracia gonçalense, para levar informação para o eleitor e comparar as propostas e o histórico dos candidatos. Para ser prefeito, precisa ter conhecimento sobre São Gonçalo, morar aqui há muito tempo, ter conehcimento e preparo. Eu acredio que uma pessoa que não tenha formação possa governar bem São Gonçalo, assim como uma pessoa que chegou há praticamente no mês passado", afirmou.

Já o candidato do PSDB, Dilson Drumond, criticou a ausência de alguns candidatos a prefeito no debate.

"Eu fiquei surpreso pela ausência do prefeito, do candidato Dr. José Luiz Nanci, do Dejorge, acho que é uma falta de respeito para com o eleitor, com os outros candidatos, as mentiras que falam para faltar um debate. Acho que não estão preparados e acham que a eleição está ganha por eles e de uma maneira muito errada faltam ao debate. Mas, a minha expectativa, é que esse debate seja eslcarecedor para o povo, e esse debate é deciso para tirar duvidas dos eleitores", concluiu Dilson.

1º Bloco
No primeiro bloco, candidatos responderam, por sorteio, perguntas da plateia presente.

Diego São Paio afirmou que São Gonçalo precisa de um choque de gestão, tratar com transparência as licitações, processos e falou da necessidade de enxugar a máquina pública, para que, assim, possam haver investimentos nas diversas áreas.

Sobre a aposentadoria dos servidores, Marlos Costa ainda lembrou os trabalhos que fez como vereador para corrigir a legislação municipal e conseguir a gratificação dos servidores. Ele garantiu que em seu governo, caso seja eleito, todos os servidores terão garantidos as gratificações em suas aposentadorias.

Brizola Neto defendeu a regulamentação do serviço de auxilar ao taxista, assim como combater a concorrência desleal pelos aplicativos. Mas, ele também defendeu a regulamentação dos aplicativos, e disse que a legislação municipal precisa avançar nesse ponto. Ele também defende maior fiscalização da secretaria de transporte contra o taxista pirata, que é uma concorrência desleal ao trabalhador correto. 

A candidata Dayse Oliveira garantiu que segurança é muito mais que apenas investir na polícia, mas, sim, em educação e valorização da base. Ela garantiu que esse é um problema social. Ela defende a desmilitarização da PM e a legalização das drogas, para acabar com a industria armamentista e a violência.

Prof. Josemar disse que na questão da saúde mental, é necessário acompanhamento das famílias e criar um projeto de educação inclusiva dentro do município. 

Com a atual crise do País e do Estado, o candidato Dilson Drumond afirmou que pretende trazer recursos para a cidade através de boas políticas, com convênios com o Estado e com a União, desenvolvendo um política social e combatendo a corrupção. 

O candidato Dilson Drumond, em resposta sobre propostas para o meio ambiente, disse que é necessário rever o contrato do município com a Cedae.

2º e 3º bloco
No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas dos internautas que acompanharam a transmissão ao vivo.

No terceiro bloco, o debate ficou mais acalorado. Os candidatos fizeram perguntas entre si, através de sorteio dos temas e de quem iria perguntar, assim como quem responderia.

Um dos pontos mais quentes no debate se concentrou entre os candidatos Brizola Neto e Marlos Costa. Marlos perguntou para Brizola Neto, candidato do PDT, qual era a proposta dele para a mobilidade urbana da cidade, e ainda alfinetou o candidato perguntando se ele já havia andado de ônibus de São Gonçalo até o Rio, trajeto que milhares de gonçalenses fazem diariamente a caminho do serviço.

Em resposta, Brizola disse que é necessário trazer investimento econômico para São Gonçalo, para que o trabalhador gonçalense não precise se deslocar quilômetros para ir para o trabalho. Para isso, fomentando a industria da cidade para gerar empregos e manter o gonçalense trabalhando e morando na sua cidade. Ele ainda falou que é necessário trazer transporte de massa, como a iniciação das obras da linha 3 do metrô, e que é necessário ter um prefeito que se articule para trazer investimentos para cidade.

Em réplica, Marlos disse que aposta no bilhete único municipal e a regulamentação do transporte complementar da cidade para ajudar a mobilidade da população. Marlos disse que é inadmissível falar de metrô, visto que isso foi só uma promessa da ex-presidente.

Aí que o debate ficou quente. Na tréplica, Brizola disse que ficou espantado ao ouvir Marlos dizer no último debate entre os candidatos a prefeito, promovido pelo jornal Extra, que a proposta de Marlos é que onde deveria ser a linha do metrô tenha ciclovia. 

"Eu assisti com muito espanto, no último debate do Extra, você defender que o lugar da linha 3 do metrô deve ser usado para uma ciclovia. Isso, certamente, vai ser muito difícil o trabalhador gonçalense compreender que você acha que ele tem que percorrer quilômetros e quilômetros de bicicleta para chegar ao seu trabalho", disse o candidato.

A assessoria de Marlos Costa logo se movimento e pediu direito de resposta contra Brizola Neto. Houve uma pequena discussão entre os candidatos e um burburinho da plateia.

Em seguida, Brizola Neto perguntou para o professor Josemar qual era seu projeto para a geração de empregos. O candidato do PSOL respondeu que pretende criar políticas públicos para incentivar o pequeno empresário, ainda questionou Brizola por fazer parte do governo Dilma - sendo ministro do trabalho- , que deixou milhares de pessoas desempregadas, afirma que ele deveria ser fazer esta pergunta.

Em resposta, o candidato do PDT disse que fez diversas ações em São Gonçalo, como reativar os estaleiros do Gradim e gerar centenas de emprego na cidade.

Ao questionar o candidato Marlos Costa sobre a valorização dos profissionais de educação e salário da classe, e afirmar que maioria das professoras da rede de São Gonçalo são negras, a candidata Dayse Oliveira, foi vaiada pela plateia. A candidata, assim como outra parte da plateia, repudiou o ato.

Enquanto o candidato Marlos iria fazer a resposta, o candidato Brizola Neto interrompia pedindo 'questão de ordem'. 

Em resposta, Marlos se solidarizou com a candidata Dayse e afirmou que 'em 2016 São Gonçalo terá o seu primeiro prefeito negro' e que lutará pela igualdade social. O candidato disse que durante a campanha não é possível se comprometer com valores e que haverá estudos para realizar a reposição salarial aos funcionários da educação.

Considerações finais
"Conseguimos fazer um debate que conseguiu superar e atender as expectativas", disse o Prof. Josemar (PSOL). Nas considerações, o candidato tratou daqueles que fizeram parte do governo, 'um, sendo o jardineiro do prefeito, na fundação de parques e jardins, o outro, por estar no debate, mas por não justificar a saída do governo'. O candidato ainda disse que sua campanha é limpa e que não recebe dinheiro das grandes empresas de ônibus.

Dilson Drumond ficou exaltado e afirmou que nem Josemar nem ninguém o chama de ladrão. Ele afirmou que tem uma conduta ilibada, que já foi vereador por cinco mandatos, deputado federal e secretário de vários governos, e que não aceitará e ninguém tem moral para chama-lo de corrupto. O candidato também pediu direito de resposta contra o prof. Josemar. O professor Josemar também pediu direito de resposta contra a citação de Dilson, apontando para ele durante sua fala, onde ele afirmou que não citou o nome de ninguém.

Brizola usou seu tempo para lamentar a falta de isenção do debate e criticar a organização julgadora dos pedidos, por julgar erroneamente o pedido de resposta de Marlos Costa quando na verdade é algo que ele já havia dito no debate anterior e agora julga ofensivo. Ainda disse que a plateia, em alguns momentos, se organizou a favor de alguns candidatos. No fim, em meio a criticas, ele ainda disse que o debate mostrou os projetos dos candidatos para a população.

Diego São Paio parabenizou as entidades e o convite e disse que a todo tempo apresentou suas propostas para a cidade, fazendo uma gestão transparente e competente, fazendo uma política limpa na cidade, trazendo emprego, renda, saúde e educação para a cidade. Outro ponto que o candidato defende é fazer uma gestão profissional para administrar São Gonçalo.

Marlos Costa também parabenizou as entidades, a plateia e os internautas que acompanharam. Marlos ressaltou sua experiência na vida pública e disse que o gonçalense que acompanhou o debate pode avaliar qual proposta é a melhor para São Gonçalo. 

Dayse Oliveira repudiou o ato, que considerou racista, durante sua fala ao citar o povo negro. "Não vou me calar de jeito nenhum", disse a candidata. 

DISCUSSÃO ENTRE CANDIDATOS, ASSESSORES E ORGANIZAÇÃO E DIREITOS DE RESPOSTA
No seu direito de resposta, Prof. Josemar foi interrompido e começou discussão entre os candidatos e assessores, assim como agitação na plateia. 

O presidente da OAB interveio na discussão e disse ao candidato Brizola Neto:

"Eu sei que o senhor veio de outro município e talvez não conheça o nosso povo, um pouco. Mas, como todo respeito que lhe tenho... com todo respeito que lhe tenho, veja, o direito de resposta pode ser dado a mim, e eu não me furto disso, pode ter certeza", disse o presidente Eliano Enzo, que permitiu o direito de resposta ao prof. Josemar.

Enfim, Prof. Josemar cumpriu o seu direito de resposta, onde disse que não mencionou nenhuma candidaturas, mas se a carapuça lhe serviu...

Após a fala do professor Josemar, alguns candidatos continuaram a discutir. Alguns candidatos pediram direito de resposta, que foi avaliado pela comissão julgadora dos pedidos.

O candidato Brizola Neto continuou a discutir com o presidente da OAB, após falas referindo-se a ele. 

"O senhor é uma vergonha para São Gonçalo [..] A comissão organizadora tomando parte do debate. Uma vergonha! O senhor vai ser representado na OAB", disse o candidato.

"Vou nem dormir por isso", respondeu o presidente.

Também no seu direito de resposta, Dr. Dilson Drumond disse que aquele que quer ser o próximo prefeito de São Gonçalo não pode pegar um microfone e fazer acusações, dizendo que vereadores e políticos receberam doações de empresas, e que ele se sentiu ofendido e que simplesmente reagiu. 

Brizola Neto também teve um minuto para direito de resposta. Ele disse que pediu direito de resposta pois o presidente de uma das entidades organizadoras do evento se intrometeu no debate para dizer que ele não conhecia o caráter da população de São Gonçalo. Ele ainda lamentou que a falta de apoio popular a algumas candidaturas tenham descambado o debate, disse o candidato. 

Na fala final, o presidente da OAB, que foi vaiado por uma parte da plateia, ainda parabenizou as entidades pela realização do debate e chamou os candidatos para uma foto final.   

Avaliações 
Em entrevista ao blog "A política RJ", candidatos avaliaram o debate. Confira.

Brizola Neto: "Faltou isenção no debate e isenção da comissão julgadora nos pedidos de resposta. Eu lamento que o candidato Marlos Costa considere ofensiva uma menção que ele mesmo declarou no debate do jornal Extra, então ele deve estar considerando ofensiva a proposta que ele fez a população de São Gonçalo em transformar a linha 3 do metrô em uma ciclovia."

Prof. Josemar: "Conseguimos fazer um bom debate, apesar das regras muito cessadas, que não permitem o encontro direto entre os candidatos em tema livre. Mas, eu achei muito bom o debate e conseguimos mostrar a nossa diferença, pois na nossa campanha não tem dinheiro de empresário, dinheiro de empreiteira e isso ficou muito claro aqui no debate com a polarização com o candidato do PSDB."

Dayse Oliveira: "Foi um bom debate e que sirva de lição para as televisões aqui no Rio de Janeiro, por que aqui a gente chamou todo mundo, todos os candidatos, mas o candidato Ciro Garcia, no Rio de Janeiro, ficou fora do debate. Enfim, parabéns a todo mundo e que debate democrático é assim. É um repúdio quem não veio, não mostra ao povo compromisso, logo as candidaturas que estão no topo da pesquisa."

Dilson Drumond: "O debate foi uma demonstração de democracia, nós valorizamos muito esse tipo de debate. Agradeço a OAB e a todos que estiveram aqui, todos estão de parabéns. São Gonçalo terá um prefeito digno, forte e trabalhador."

O presidente da OAB, Dr. Eliano Enzo, ainda comentou a realização do debate.

"Foi maravilhoso o debate. Eu considero que foi de um altíssimo nível, e é claro que, às vezes, as pessoas extrapolam em um exato momento, mas efetivamente foi maravilhoso o que aconteceu", afirma.

Lembrando que todo o debate está disponível na página da TV Win no Facebook. Você pode assistir clicando AQUI.